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O novo escudo da CBF, já aplicado institucionalmente em 2019. No uniforme, começa em 2020.

O distintivo da CBF segue com um modelo semelhante desde os primórdios da Seleção Brasileira de futebol, em atividade há mais de 100 anos. Na época, ainda era “CBD”, a Confederação Brasileira de Desportos. Após algumas versões distintas, surgiu em 1916 a ideia-base. Dentro do escudo azul, duas faixas transversais verdes e, no centro, uma cruz branca com o acrônimo da entidade. Ao longo dos anos, essa marca acabou ganhando um contorno amarelo, com a evolução natural do design. Sim, as estrelas (variando nas cores verde e amarela) também começaram a surgir, embora isso tenha ocorrido somente após o bicampeonato mundial, nos anos 60.

Nesse tempo todo, a grande mudança ocorreu nos anos 80, quando a entidade, já como CBF (após a mudança de nome em 1979), resolveu colocar a Taça Jules Rimet dentro do escudo. A justificativa foi a posse do troféu, conquistado de forma definitiva em 1970, no tri. Nos anos 90, voltou a versão antiga, repaginada (e bem melhor). De 1991 a 2019, o distintivo mudou pouquíssimo, tendo como grande diferencial, de fato, o aumento no número de estrelas, de 3 para 4 (1994) e posteriormente de 4 para 5 (2002). Abaixo, todas as versões oficiais.

Em 2019, uma nova mudança efetiva. Não foi radical como no Athetico-PR e na Juventus, mas a evolução da identidade visual, ou “rebranding”, resultou num escudo levemente afastado do tradicionalismo. Foi desenvolvido pela agência Ana Couto durante três meses, com o lançamento em 9 de abril, na posse do novo presidente da CBF, Rogério Caboclo – com mandato de abril de 2019 a abril de 2022. Por sinal, a CBF também lançou um uniforme branco para a Seleção, o que mostra que o dirigente quis logo deixar a sua própria marca na entidade. A estreia do escudo no uniforme da Seleção Brasileira será apenas na rodada de abertura das Eliminatórias do Mundial de 2022 – a tabela ainda será divulgada pela Conmebol.

O escudo foi apresentado com o vídeo abaixo. Achei legal a nova marca. O que você achou?

Alguns trechos da descrição do novo escudo
“Fruto de uma ampla reestruturação de branding, cujo objetivo é aprimorar a percepção da marca, torná-la mais eficaz no mundo digital e ampliar o conhecimento público sobre todo o trabalho realizado pela CBF, que vai muito além das Seleções Brasileiras”.

“As faixas ganharam movimento e se expandem, expressando a ginga, superação e a personalidade que temos dentro de campo. Seguindo a premissa de reforçar a brasilidade, a tipografia adotada no escudo é composta por uma fonte desenvolvida por designers brasileiros.”

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