Compartilhe!

Lucas Figueiredo/CBF

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou a tabela básica da Copa do Nordeste de 2019, que terá 16 clubes dos nove estados na fase principal. A princípio, o documento traz a composição da primeira fase, com os duelos e os mandos em cada rodada. Num segundo momento, a direção de competições irá desmembrar as rodadas para preencher a grade da tevê, com o SBT (TV Jornal em Pernambuco) tendo dois horários: terça (21h45) e sábado (16h).

Em relação à tabela, são 64 partidas nesta fase classificatória (16 a mais que a edição anterior), com apenas dois grupos, e mais 8 jogos no mata-mata (6 a menos). Segundo o regulamento, os times de uma chave enfrentam apenas os times da outra chave, com os quatro melhores de cada grupo avançando às quartas. Depois, duelos eliminatórios em jogos únicos nas quartas e na semifinal. Apenas a decisão será em ida e volta. Abaixo, a agenda completa do regional, que ocorrerá em parte paralelamente ao Campeonato Pernambucano, ainda sem tabela.

Os grupos do Nordestão
A – Santa Cruz, Vitória, CRB, Sampaio Corrêa, Fortaleza, Salgueiro, Sergipe e Altos
B – Bahia, Ceará, Náutico, ABC, Confiança, Botafogo-PB, CSA e Moto Club

Em relação às datas, o torneio vai se estender até o Brasileirão, acabando apenas após a 7ª rodada. Entretanto, acabará antes da Copa América, que será realizada no país – em 2018, o regional acabou durante a Copa do Mundo, que monopolizou a atenção esportiva no período.

Datas reservadas para as fases do Nordestão
Fase de grupos (8): 16/01, 27/01, 03/02, 17/02, 02/03, 17/03, 24/03 e 31/03
Quartas de final (1): 07/04
Semifinal (1): 08/05
Final (2): 22/05 e 29/05

O futebol pernambucano será representado por Náutico (campeão estadual), Santa Cruz (ranking nacional) e Salgueiro (ranking nacional, após desistência do Sport). Na rodada de abertura, no meio de semana, o Náutico recebe o Fortaleza, enquanto o Santa vai até João Pessoa enfrentar o Botafogo. Já o Salgueiro viaja para Aracaju para jogar contra o Confiança.

O Clássico das Emoções, que provavelmente ocorrerá nos Aflitos, está marcado para a 4ª rodada, no dia 17/02, um domingo – porém, pode ser antecipado para o dia 16, sábado, para atender à escala reservada para a TV Jornal. Outros dois clássicos de peso no torneio, o Ba-Vi em Salvador e o Clássico-Rei em Fortaleza vão acontecer nas rodadas 3 e 6, respectivamente.


Compartilhe!