Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

O Ibope-Repucom publicou a atualização das bases digitais dos principais clubes do país, somando os perfis oficiais de cada um deles nas redes sociais mais utilizadas no futebol até setembro de 2018. Entre os 40 times presentes, apenas 11 tiveram crescimento no facebook, que segue com a sua política de “limpeza” de contas desabilitadas.

O levantamento das quatro redes traz os 20 clubes presentes no Campeonato Brasileiro de 2018, com Flamengo e Corinthians mantendo a disputa pela liderança online (20,97 mi x 20,58 mi), e mais 18 times com os maiores quadros nas divisões inferiores, sendo 12 na B, 5 na C e 1 na D. Sem divisão, a Portuguesa e Red Bull Brasil são as exceções, via mercado paulista.

O Ibope justifica os 20 clubes à parte da elite como as “maiores bases digitais do país”, mas não é bem assim. A soma das redes oficiais do Íbis dá 359.433 seguidores, dado suficiente para deixá-lo em 34º nesta lista, à frente das exceções. Os perfis do pássaro preto focam no humor, como Paraná e Atlético-GO, por exemplo, mas também acompanham o time de futebol – profissional e base.

Ao todo, a pesquisa tem onze representantes do Nordeste, com cinco deles tendo mais de 1 milhão de usuários combinados – o Santa está a 39 mil desta marca. O Sport é o mais numeroso, sendo o único acima de 3 milhões. Porém, a vantagem sobre o Bahia caiu pelo terceiro mês seguido, agora de 226 mil para 217 mil. No cenário nacional, o leão é o 13º colocado, com a aproximação sendo ainda maior. O Botafogo, logo abaixo, reduziu a diferença de 4.928 para apenas 25. Neste post, trago a evolução dos times da região em dois comparativos em relação à setembro de 2018: mês anterior e ano anterior.

A seguir, os cinco quadros e algumas observações do blog.

* A maior evolução no último mês
** A maior evolução no último ano

Obs. Uma pessoa pode ter contas em diferentes plataformas, com a lista contando cada uma delas. E também pode, em tese, seguir perfis rivais, também contabilizados nas listas.

Na soma geral das quatro redes quantificadas (facebook, twitter, instagram e youtube), houve uma mudança significativa no ranking, com o Náutico ultrapassando América e ABC, após um ano na cola – nos gramados, o ano timbu foi mais regular, mesmo perdendo o acesso. Em relação à liderança regional, o leão pernambucano ainda detém uma boa diferença sobre o tricolor baiano – no balanço anual, contudo, o rival soteropolitano tirou 70.847. No último mês, destaca-se, outra vez, o Fortaleza. Após 29 mil novas inscrições em agosto, foram mais 30 mil em setembro, com liderança em três frentes mensais (face, instagram e youtube) – crescimento paralelo à liderança da Série B, também pontuada pelo efeito Rogério Ceni, com apoio de torcedores são-paulinos.

Há algum tempo o blog alerta sobre o processo de estagnação no Facebook, ao menos em relação ao “futebol brasileiro”. No balanço de agosto houve uma limpeza de perfis na plataforma de Mark Zuckerberg, com apenas duas exceções na região: Fortaleza e Vitória (este com um aumento irrisório). Pois no mês seguinte o cenário foi o mesmo, com o Fortaleza tendo o terceiro maior crescimento do país e nove nordestinos registrando decréscimo. Por sinal, um olhar no comparativo anual mostra que é mesmo uma tendência – Sport e Santa perderam mais de 10 mil curtidores.

No mês anterior, o Twitter também fez uma limpeza de perfis. Porém, o status de rede social mais utilizada para debater futebol, segundo pesquisa do próprio Ibope, voltou à normalidade, com todos os clubes do Nordeste registrando aumento nos dois cenários analisados – feito só repetido pelo Instagram, rede ainda em ascensão. No “microblog”, três clubes já passaram de 1 milhão, com a taxa de crescimento dos demais indicando que continuará assim por bastante tempo. Uma boa novidade foi a inclusão do perfil oficial do Sampaio (@_sampaiocorrea), que somou 4,7 mil usuários ao clube maranhense – embora exista um perfil não oficial (@fcsampaiocorrea) com 64 mil.

Como ocorreu no primeiro semestre inteiro, o Instagram foi a rede social que mais cresceu no futebol de forma proporcional – no Recife, neste mês, a soma de novos rubro-negros, tricolores e alvirrubros chegou a 17.748. O Sport, líder entre os nordestinos, conseguiu 19,3% dos seus seguidores nos últimos doze meses, enquanto Bahia e Fortaleza foram além, com 37,6% e 48,5%, respectivamente. O tricolor cearense, aliás, vem reduzindo a diferença sobre o arquirrival Ceará, o 3º lugar na região. Neste balanço, caiu de 31 mil para 25 mil.

Ainda que num ritmo menor, o Youtube também vem registrando crescimentos a curto e longo prazo. No último balanço o aumento só não foi 100% por causa do CRB, que perdeu quase 500 inscritos. De uma forma geral, nenhum clube destoou, como em outras redes. Ainda assim, vale apontar a barreira de 50 mil ultrapassada pelo Fortaleza, líder do mês. Lembrando que esta é a única rede com uma ausência de perfil oficial. No caso, do Náutico, que produz vídeos oficiais, mas opta por compartilhá-los em outros meios, como o facebook, twitter e site oficial.


Compartilhe!