Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

O Ibope-Repucom publicou a atualização das bases digitais dos principais clubes do país, somando os perfis oficiais de cada um deles nas redes sociais mais utilizadas no futebol até maio de 2019 – facebook, twitter, instagram e youtube. Ao todo, 45 times analisados.

Sobre o Nordeste, são 13 clubes presentes, com o Sport na liderança, vindo num mês de reação. Após 10 meses crescendo abaixo do Bahia, o concorrente mais próximo, o rubro-negro voltou a aumentar a diferença – de 149 mil para 159 mil. Além disso, ultrapassou o Botafogo na esfera nacional, subindo para o 13º lugar. Entre os outros destaques na região, cito o próprio tricolor da Boa Terra, que finalmente ultrapassou a barreira de 3 milhões de usuários combinados, e Ceará e Fortaleza, que ganharam uma posição cada na lista geral, superando o Coritiba.

O critério do instituto para a elaboração do levantamento considera os 20 times classificados à Série A desta temporada e os 25 com as maiores bases digitais nas demais divisões, ou mesmo aqueles sem participação no Campeonato Brasileiro de 2019. No topo da lista combinada, o Flamengo segue abrindo vantagem sobre o Corinthians, numa disputa “particular”. Se aproximando de 23 milhões, o Fla ampliou a diferença de 832 mil para 948 mil.

A seguir, os cinco quadros sobre o NE e as observações do blog sobre os novos dados.

* A maior evolução no último mês

Obs. Uma pessoa pode ter contas em diferentes plataformas, com a lista contando cada uma delas. E também pode, em tese, seguir perfis rivais, também contabilizados nas listas.

1) Na soma das quatro redes quantificadas (facebook, twitter, instagram e youtube), apenas uma mudança no ranking regional, com o Náutico ultrapassando o ABC e recompondo o “G7” – a posição havia sido perdida mês passado. Assim como a dupla cearense, que manteve o crescimento acentuado, visto há meses, Sport e Bahia também registraram alta, no embalo dos títulos estaduais.

2) Após meses estagnado, o Facebook voltou a crescer, com sete times tendo mais de 1.000 adesões. A rede social com mais usuários só não foi 100%, entre os times do NE, por causa do Íbis, cujo decréscimo foi leve. Aqui, Ceará e Fortaleza seguem com crescimento bem acima da média.

3) Conforme pesquisa do próprio Ibope, o Twitter é a rede mais utilizada pelos brasileiros para debater futebol. Daí, o recorrente crescimento geral – algo só modificado quando o microblog faz varreduras em perfis inativos. Esta é a única rede com três nordestinos acima de 1 milhão.

4) O Instagram segue com crescimento proporcional acima das outras redes. Com 30 mil novas inscrições, o líder Sport subiu 7,3% em um mês. Ocorreram duas mudanças no ranking: o Fortaleza passou o arquirrival, chegando ao 3º lugar, e o Náutico passou o Sampaio, fechando o top ten.

5) O Youtube vem com mudanças importantes no cenário regional. Pra começar, o Sport registrou a maior evolução e recuperou a liderança, tomada pelo Fortaleza mês passado. Nesta disputa ainda há o Bahia, também acima de 80 mil. Qual clube receberá primeiro a famosa placa de “100 mil inscritos”? Outro ponto foi a entrada do Náutico, com o canal oficial criado mês passado – na ocasião, foi desconsiderado pelo Ibope, com o dado de comparação levantado pelo próprio blog


Compartilhe!