Compartilhe!

O canal Esporte Interativo foi encerrado em 9 de agosto de 2018, num anúncio que atingiu diretamente a Copa do Nordeste, cuja exibição não migrou para as emissoras parceiras do EI, Space e TNT. Desde então, ficou a dúvida sobre a transmissão da edição de 2019.

Na ocasião, só havia um acordo em vigor, com o Sistema Brasileiro de Televisão, cujo aporte ficou em xeque sem a emissora principal – inicialmente, a cota seria de R$ 26 milhões para os 20 clubes, incluindo a fase preliminar. De lá pra cá, foram cinco meses de negociações, com negativas, avanços e, por fim, a confirmação sobre as transmissões nos formatos mais atuais do mercado.

Assim, em 15 de janeiro de 2019, a 16ª edição da Lampions larga com a garantia de transmissão na tevê, aberta e paga, e em plataformas digitais, como computadores, tablets e celulares – com todos os jogos presentes. Paralelamente a isso, a liga conseguiu cumprir cotas de patrocínio para ações periféricas, como um site de apostas para os perfis oficiais (Bodog) e uma cervejaria para as transmissões isoladas no youtube (Schin). Se o cenário atual, definido às pressas, ainda não é o ideal para o potencial da competição (em termos de receita), ao menos o risco iminente naquele anúncio do EI foi superado. Agora, portanto, já fica a cobrança por um novo ponto: a qualidade das transmissões, em todas as equipes (de três empresas) envolvidas.

Sobre as transmissões na tevê da Copa do Nordeste de 2019…

TV aberta – SBT (apenas para o Nordeste)
O acordo com o “SBT Nordeste”, o braço da emissora na região, foi assinado por dois anos, 2018 e 2019. No caso, com a exibição em dois horários por rodada, terça à noite e sábado à tarde. São três jogos simultâneos, com cada praça recebendo uma partida mais relacionada ao cenário local. Na rodada de abertura, por exemplo, Botafogo x Santa para PE e Náutico x Fortaleza para o CE.

Saiba mais aqui.

TV paga – Fox Sports
Anunciado em cima da hora (11/01), o acordo vai até 2021, garantindo uma partida por rodada, liberada para todo o país – inclusive para a cidade do jogo. A Fox substitui o Esporte Interativo, que transmitiu o regional de 2013 a 2018, mas acabou encerrado após a fusão de sua controladora, a Turner. Assim, a Liga do NE pôde negociar esta plataforma com outros canais do país.

Saiba mais aqui.

Streaming (PPV) – Live FC
Nos últimos anos, este modelo existiu através do EI Plus, braço do Esporte Interativo – que acabou. Agora, a ideia era negociar o pay-per-view com o canal mais conhecido, o Premiere. Como o martelo não foi batido, a Liga fechou uma parceria com empresas de transmissão para exibir os 72 jogos da competição num serviço pago de streaming. Em 2019, este modelo funciona como teste. 

Saiba mais aqui.

Náutico x Fortaleza em 15/01, nos Aflitos, o “jogo de abertura” da competição, no SBT e na FOX.


Compartilhe!