Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

Champions League/twitter (@ChampionsLeague)

A intensidade do Liverpool, com jogadas rápidas e definições certeiras na imensa maioria das vezes, chamou a atenção durante a temporada 2018/2019. Este futebol empolgante resultou numa campanha histórica na Premier League, com 97 pontos em 114 disputados – o que corresponde a 85% de aproveitamento. Ainda assim, a um ponto do não menos contundente Manchester City. Porém, havia algo maior reservado para o time treinado por Jurgen Klopp.

As classificações diante de Bayern de Munique, Porto e Barcelona pavimentaram o caminho dos reds para a decisão da Liga dos Campeões da Uefa, a 9ª na história do clube, presente também na última. Na ocasião, a lesão do egípcio Salah logo no comecinho, numa entrada pesada de Sergio Ramos, e as falhas do goleiro Karius brecaram o hexa. Mais organizado, sobretudo defensivamente, agora com o brasileiro Alisson (que brilharia na decisão) e com beque holandês Van Dijk em ótimo momento, o Liverpool ganhou a cara necessária para superar o último estágio.

Na final inglesa, a segunda da história, o time venceu o Tottenham por 2 x 0, sem o mesmo brilho das fases anteriores, mas com o nível de entrega em campo, de pressão na marcação, sendo determinando para levantar a orelhuda em Madrid, na nova arena do Atlético.

Embora não conquiste o título inglês há 29 anos, o Liverpool ganhou o segundo título europeu no período – o outro foi na antológica “buscada” diante do Milan, na Turquia, quando foi para o intervalo perdendo por 3 x 0. Nota-se a aura copeira desse time tão tradicional, que agora celebra com uma taça de peso a ótima geração atual, com destaque para o mesmo Mohamed Salah, que abriu o placar num pênalti logo aos 2/1T – Origi fechou aos 42/2T. A emoção de Klopp no apito final, com o seu primeiro título em quatro anos de clube, resume o sentimento.

Os 6 títulos do Liverpool na Champions League
1977 – Liverpool 3 x 1 Borussia Mönchengladbach (campeão)
1978 – Liverpool 1 x 0 Brugge (bi)
1981 – Liverpool 1 x 0 Real Madrid (tri)
1984 – Liverpool (4) 1 x 1 (2) Roma (tetra)
2005 – Liverpool (3) 3 x 3 (2) Milan (penta)
2019 – Liverpool 2 x 0 Tottenham (hexa)

Mais títulos conquistados na Champions League de 1956 a 2019* (+5)
1º) 13 – Real Madrid (ESP)
2º) 7 – Milan (ITA)
3º) 6 – Liverpool (ING)
4º) 5 – Barcelona (ESP) e Bayern de Munique (ALE)
* Ao todo, 22 clubes diferentes já ergueram a taça

Nº de títulos por país de 1956 a 2019
18 – Espanha
13 – Inglaterra
12 – Itália
7 – Alemanha
6 – Holanda
4 – Portugal
1 – Escócia, França, Romênia e Sérvia

Champions League/twitter (@ChampionsLeague)


Compartilhe!