Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

Ao longo de 25 anos de história, a Copa do Nordeste já teve 16 edições oficiais. Até hoje, 55 clubes dos nove estados da região já participaram do torneio, que viu a conquista inédita do Fortaleza em 2019. Indo além da lista de campeões, agora formada por nove times, sendo o Vitória o maior vencedor, tetra, o blog compilou todas as campanhas, literalmente. Da pioneira edição em Alagoas, com o nome sendo estabelecido em 1994, até a final mais recente, no Almeidão, foram realizadas 1.129 partidas, com 3.046 gols. No geral, uma média de 2,69.

Em relação à pontuação absoluta, o Bahia segue na ponta. O curioso é que o tricolor aumentou a diferença sobre o arquirrival mesmo ficando atrás na classificação final – e caiu ainda na fase de grupos. Como estavam em chaves diferentes, o Baêa fez mais pontos, 12 x 7.

Completando o pódio, o Sport, que ficou ausente nas duas últimas edições por decisão do ex-presidente Arnaldo Barros – ao todo, o clube da Ilha do Retiro já rechaçou quatro edições (incluindo também 2003 e 2010). Sem pontuar, o leão pernambucano viu a aproximação de Santa e Ceará. Agora, a diferença do 3º para o 5º é de apenas 9 pontos – em 2020, tende a ser uma boa disputa.

Outro recorte interessante está entre o 10º e o 12º, com seis pontos de diferença. A boa campanha do Náutico, semifinalista, manteve o clube no top ten histórico. Ah, apesar de ter sido o maior pontuador na temporada, com 25 pontos (7V, 4E e 1D), o leão do pici se manteve em 9º lugar. Dos participantes da última edição, que não teve estreantes, apenas três times subiram no ranking: Altos, Juazeirense e Moto Club, que saltou do 33º para o 21º.

Leia mais sobre o assunto
O ranking de títulos, vices e semifinais do Nordestão, com o Fortaleza como o 9º campeão

A seguir, cinco observações do blog sobre a composição do ranking de pontos – presente no fim do post. Sobre o quadro, caso esteja num celular, a visualização do aparelho na horizontal pode melhorar a sua experiência. Sobre as diversas colunas, você pode ordenar cada uma delas (do maior para o menor ou vice-versa) tocando no tópico selecionado.

1) Vitória, 3 pontos. Empate, 1 ponto. Resultados da fase preliminar à final.

2) A ordem dos times no ranking de pontos foi estabelecida da seguinte forma: pontos, vitórias, saldo de gols, gols marcados. O índice de aproveitamento aparece como adendo ao rendimento de cada clube

3) O Torneio José América de Almeida Filho, realizado em 1976, é considerado pelo Vitória como um título nordestino. O blog entende como título de porte regional, mas não referente à mesma competição. Por sinal, em 2016 a Liga do Nordeste, através de Alex Portela (também ex-presidente do Vitória), teria enviado um ofício à CBF pedindo a oficialização do torneio, o que incluiria até a primeira edição, de 1975, que teve o CRB como vencedor. Como segue sem uma resposta oficial (e pública), o blog manteve a disputa à parte.

4) Botafogo da Paraíba e Sampaio já perderam pontos através de punições do STJD, com redução de 4 em 2014 e 6 em 2015, respectivamente. No ranking, os resultados de campo (V, E e D) foram mantidos.

5) Dados atualizados ao fim de cada edição. Portanto, a lista será revista após a final de 2020.


Compartilhe!