Compartilhe!

A primeira fase do Campeonato Pernambucano de 2019 foi encerrada com a realização de cinco jogos no mesmo horário, na tarde de domingo, visando a composição da fase mata-mata, com oito classificados. Curiosamente, a única partida em branco foi justamente o Clássico das Emoções – que realmente foi disputado numa rotação abaixo.

Ao longo de 90 minutos, alguns resultados geraram mudanças importantes na tabela, como no Cornélio de Barros, com a inversão na ordem do mando de campo das quartas (será Salgueiro x Central, em vez de Central x Salgueiro) e o “rebaixamento” do Petrolina.

Pela tabela original, o time do Sertão do Francisco terminaria empatado com o Flamengo, caindo devido ao saldo (-6 x -8). Porém, o clube de Arcoverde perdeu 13 pontos no TJD devido a escalações irregulares – a direção alega que já havia cumprindo a suspensão administrativamente (com multa) e deverá recorrer ao STJD. Ou seja, poderemos ter tapetão. Na rodada anterior, a FPF não havia aplicado a punição na tabela. Desa vez, sim, o que salva o Petrolina. Pois é, o imbróglio pode mudar o descenso e a classificação às quartas numa só tacada. Abaixo, um resumo dos jogos, os destaques, a classificação final após os 45 jogos desta etapa e a agenda do mata-mata.

Náutico 0 x 0 Santa Cruz – O Clássico das Emoções não fez justiça ao nome, com uma partida morna no 1T. No 2T, o timbu foi melhor mas não chegou a vitória, acabando a fase em 2º

Central 1 x 2 Sport – Após a goleada sobre o Salgueiro, o time de Guto Ferreira fez outra boa partida, esta longe de casa. A vitória confirmou a liderança e as vantagens no mando

Salgueiro 2 x 1 Petrolina – O carcará fez a festa no clássico sertanejo. Nos acréscimos, Escuro marcou o gol da vitória, que valeu o 4º lugar na tabela e, sobretudo, o mando nas quartas.

Vitória 2 x 2 Afogados – A coruja chegou a abrir 2 x 0 na Arena, mas acabou cedendo o empate. Ao menos segurou o empate, que garantiu o Afogados na Série D de 2020 (classificação inédita)

Flamengo 2 x 1 América – O jogo parecia cumprimento de tabela, mas acabou gerando uma dúvida grande na competição. O Flamengo está ou ou não classificados às quartas? Hoje, não.

Destaque positivo – Escuro. Com o gol no último lance, o jogador do Salgueiro mudou o rumo do campeonato, colocando o carcará numa posição boa e ainda rebaixou o rival no Sertão

Destaque negativo – Central. A patativa chegou a liderar a competição, mas caiu de produção, com 3 derrotas nas últimas 4 rodadas. Custou o mando no Lacerdão nas quartas. Irá ao Sertão.

Classificação

Os confrontos nas quartas de final (jogo único)
20/03 (19h00) – Salgueiro x Central (Cornélio de Barros) – SporTV e internet (FPF TV)
20/03 (21h30) – Náutico x Vitória (Aflitos) – Globo
24/03 (16h00) – Sport x Petrolina (Ilha do Retiro) – Globo
27/03 (19h15) – Santa Cruz x Afogados (Arruda) – Premiere e internet (FPF TV)

Artilheiros
6 gols – Brocador (Sport)
5 gols – Diego Ceará (Afogados)
4 gols – Muller Fernandes (Salgueiro), Pedro Maycon (Flamengo), Erikys Júnior (Flamengo) e Willian Anicete (Salgueiro) e Leandro Costa (Central)

Leia mais sobre o assunto
Náutico e Santa Cruz empatam pela 3ª vez no ano. Jogo sem gols nos Aflitos

Sport vence o Central em Caruaru e termina a 1ª fase do Estadual na liderança


Compartilhe!