Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

De volta, o Sport foi o primeiro time sorteado na noite. Imagens: Copa do Nordeste/reprodução.

O sorteio da Copa do Nordeste de 2020 definiu os dois grupos da fase principal da 17ª edição do torneio.

Em Aracaju, num evento apresentado Anne Barretto (SBT) e Nivaldo Prieto (Fox Sports), representando as emissoras envolvidas nos sinais aberto e fechado, o Nordestão começou a ganhar a sua cara, com o “G7” reunido após 18 anos. Neste caso, estava faltando o Sport, que desistiu de participar das últimas duas edições – por decisão (?) do ex-presidente. E o leão, logo a 1ª das 16 bolinhas, terá de cara dois clássicos estaduais – ao todo, são seis duelos locais.

O futebol pernambucano é o único com três clubes. Com o sorteio num formato dirigido, com times do mesmo estado em chaves distintas, Sport e Santa, os melhores ranqueados de PE, já começaram em grupos diferentes – restando apenas a definição, A ou B. E o Náutico, este sim, iria para o lado de um rival. Acabou sendo o Santa. Ocorre que o regulamento viabiliza os confrontos entre os grupos. Ou seja, o leão vai enfrentar tanto a cobra coral quanto o timbu. E, num possível mata-mata, poderá pegar o Bahia, também presente em seu grupo, o A. Ou seja, uma volta puxada! Ainda sobre o cenário local, em caso de classificação, Náutico e Santa podem promover um Clássico das Emoções em caráter eliminatório, em jogo único.

Nesta edição, cuja tabela ainda será divulgada pela CBF, o único estreante é o Frei Paulistano, criado há menos de três anos e já campeão sergipano. A cota de premiação e/ou participação ainda não foi divulgada, mas deverá superar os R$ 31 milhões de 2019.

A seguir, a composição dos grupos, com a ordem listada no sorteio. Em 2019 houve uma distorção na pontuação da 1ª fase, com 110 x 56 a favor do grupo B, embora um representante do A, o Fortaleza, tenha erguido a taça. Com os times abaixo, qual grupo somará mais pontos?

Grupo A – Sport (PE), Bahia (BA), CRB (AL), Fortaleza (CE), ABC (RN), Botafogo (PB), River (PI) e Frei Paulistano (SE)

Grupo B – Vitória (BA), Ceará (CE), Santa Cruz (PE), Náutico (PE), América (RN), CSA (AL), Confiança (SE) e Imperatriz (MA)

Os clássicos estaduais na 1ª fase de 2020 (grupo A x grupo B)
AL – Clássico das Multidões (CRB x CSA)
BA – Ba-Vi (Bahia x Vitória)
CE – Clássico-Rei (Fortaleza x Ceará)
PE – Clássico das Multidões (Sport x Santa Cruz)
PE – Clássico dos Clássicos (Sport x Náutico)
RN – Clássico-Rei (ABC x América-RN)

A fórmula de disputa
A Copa do Nordeste de 2020 repete o formato de 2019. São 16 clubes na fase principal, divididos em dois grupos de 8 times. Os times da chave A enfrentam apenas os da chave B e vice-versa, em turno único. Ou seja, oito rodadas. Avançam os quatro melhores colocados de cada grupo, compondo as quartas de final, já pré-definidas. Serão duelos com clubes dos mesmos grupos (1A x 4A, 2A x 3A, 1B x 4B e 2B x 3B), seguindo esta lógica na semi. Como a copa manteve as 12 datas, o mesmo nº desde 2013, as duas primeiras fases eliminatórias serão realizadas só com jogos de ida, com mando para as melhores campanhas. Somente a decisão será em ida e volta.

Pitaco sobre os possíveis classificados (sem ordem)
A – Bahia, Botafogo, Fortaleza e Sport
B – Ceará, Náutico, Santa e Vitória

A análise do Podcast 45 Minutos sobre o sorteio (Cassio Zirpoli, Celso Ishigami e Fred Figueiroa):

Leia mais sobre o assunto
Acordo libera participação simultânea no Nordestão e copas internacionais


Compartilhe!