Compartilhe!

Até hoje, quatro clubes nordestinos conseguiram campanhas entre os quatro melhores do país.

Embora seja tradicional, a categoria júnior só ganhou campeonatos nacionais oficiais no século XXI. Emulando o modelo profissional, a CBF vem organizando o Campeonato Brasileiro Sub 20 e a Copa do Brasil Sub 20. Considerando os dois torneios de elite, o Nordeste já foi representado por 19 clubes do nove estados.

Aqui, um levantamento do blog com todas as campanhas da região nas competições chanceladas. Ou seja, considerando o Brasileiro desde 2006. Na ocasião, o torneio criado (e organizado) pela federação gaúcha de futebol, sob autorização da CBF. Permaneceu assim por nove edições seguidas, até a direção de competições da confederação assumir o campeonato – que deixou de ter sede única, saindo do Rio Grande do Sul.

Em 2019 a categoria Sub 20 passou por uma reformulação estrutural, com o Brasileiro sendo ampliando, agora com 19 rodadas rodadas na primeira fase, e com a Copa do Brasil contemplando todos os 27 estados – tal medida aumentou o nº de nordestinos, pois antes o torneio era baseado no ranking. Em termos de desempenho, nesta temporada, a região foi representada no Brasileiro por Sport (10º lugar), Bahia (12º) e Vitória (14º), que não avançaram no turno. Já na Copa do Brasil, os melhores resultados foram de CSA e América-RN, ambos chegando às oitavas de final. Até hoje, o melhor resultado foi o título do Vitória, logo na primeira edição do mata-mata nacional, numa decisão contra o Atlético Mineiro.

Antes do quadro de resultados (no fim do post), vale conferir a lista por desempenho, ordenada pelo nº de títulos, vices e participações nas semifinais e quartas, respectivamente. Somando as duas competições, apenas 5 times nordestinos terminaram no “top 8” ao menos uma vez.

As melhores campanhas no Campeonato Brasileiro Sub 20

1º) Vitória
Vice (2x): 15 e 18
Semifinal (1x): 10
Quartas (2x): 11 e 13

2º) Sport
Vice (1x): 08
Quartas (1x): 12

3º) Bahia
Semifinal (2x): 06 e 15

4º) Náutico
Semifinal (1x): 08
Quartas (1x): 12

5º) Ceará
Quartas (1x): 10

As melhores campanhas na Copa do Brasil Sub 20

1º) Vitória
Campeão (1x): 12
Vice (1x): 14
Quartas (1x): 17

2º) Bahia
Vice (1x): 16
Semifinal (2x): 12 e 14
Quartas (2x): 13 e 17

3º) Sport
Semifinal (1x): 16

A seguir, o ranking histórico dos clubes do NE nos campeonatos nacionais oficiais de juniores.

Obs. Caso o leitor queira uma estatística mais detalhada sobre cada coluna presente no quadro, basta clicar na setinha no tópico das colunas, tanto para cima ou para baixo – escolha a ordem.


Compartilhe!