Compartilhe!

Uma parceria inusitada reuniu dois tricolores pernambucanos, a Acadêmica Vitória e o Santa, com o objetivo de formar um time para o Campeonato Brasileiro Feminino. Com a divisão de custos e estrutura, o time passa ser chamado, em caráter especial, de “Vitória/Santa Cruz”.

Em 2019, a “Licença de Clubes” passa a exigir a atividade de departamentos femininos em clubes de futebol da Série A masculina. A exigência será escalonada, com a Série B sendo incorporada a partir de 2020.

Em 26/02, a CBF encaminhou para as federações estaduais um documento com as regras para parcerias, justamente para possibilitar que clubes sem times femininos pudessem cumprir a exigência neste período de transição – não por acaso, o prazo é bem específico. Segundo a diretoria de competições, a parceria só pode ser feita por 2 equipes, ambas da mesma federação. Ou seja, Vitória/Santa não é uma coincidência na Série A1, assim, como Foz-Athletico (PR) e Kindermann/Avaí (SC). E na A2 há um caso baiano, com Lusaca/Bahia.

A oficialização do acordo ocorre com um clube licenciado (neste caso, o Vitória, que segue responsável pela inscrição das atletas) e um clube licenciante (o Santa). Após o fim da parceria, a vaga pertencerá exclusivamente ao clube licenciado. Pelo regulamento, a parceria pode ser firmada com prazo mínimo de um ano e vigência máxima até 31/12 de 2020. Portanto, em caso de acesso na terceirona, o Santa já estaria apto neste quesito na próxima temporada.

Obs. Com 25 jogadoras, o time disputará a 1ª fase de 16 de março a 4 de agosto. O tricolor (das tabocas e da capital) deverá mandar os seus jogos na Arena Pernambuco, em São Lourenço, e no Barbosão, em Chão Grande. Ao todo, serão 7 jogos em casa e 8 fora. O uniforme será especial, na cor rosa, evitando as cores originais dos clubes. Já os escudos estarão presentes, os dois.

A tabela do tricolor no Brasileiro Feminino de 2019
1ª) 17/03 – Vitória/Santa Cruz x Internacional-RS
2ª) 23/02 – Flamengo-RJ x Vitória/Santa Cruz
3ª) Ponte Preta-SP x Vitória/Santa Cruz
4ª) Vitória/Santa Cruz x Minas Icesp-DF
5ª) Audax-SP x Vitória/Santa Cruz
6ª) Vitória/Santa Cruz x São Francisco-BA
7ª) São José-SP x Vitória/Santa Cruz
8ª) Vitória/Santa Cruz x Foz-PR
9ª) Corinthians-SP x Vitória/Santa Cruz
10ª) Vitória/Santa Cruz x Iranduba-AM
11ª) Kindermann-SC x Vitória/Santa Cruz
12ª) Vitória/Santa Cruz x Vitória-BA
13ª) Santos-SP x Vitória/Santa Cruz
14ª) Vitória/Santa Cruz x Sport-PE
15ª) Ferroviária-SP x Vitória/Santa Cruz
* Apenas as rodadas 1 e 2 foram detalhadas

Leia mais sobre o assunto
A tabela do Brasileiro Feminino 2019, com 4 times do Nordeste

Ranking Feminino da CBF para 2019 com Vitória (5º), Sport (18º) e Náutico (27º)

As 34 medidas exigidas para a Licença da CBF, ao alcance de 722 clubes (?)


Compartilhe!