Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

Sorteio da Libertadores 2025

O Bahia foi o segundo time do Pote 1 a ser revelado no sorteio. Imagem: Conmebol/reprodução.

A volta do Bahia à Copa Libertadores da América após 36 anos será marcada já por uma das maiores adversidades do torneio. No caso, a altitude. O sorteio da fase preliminar, onde tricolor de Salvador irá estrear, colocou o clube num mata-mata contra o The Strongest. Segundo maior campeão de seu país, com 16 títulos bolivianos, o The Strongest jogará a Liberta pela 14ª vez seguida, totalizando 31 presenças. Inclusive chegou às oitavas em 2024, sendo eliminado pelo Peñarol. Nunca foi muito além, mas sempre deu trabalho em casa, pois os jogos no Estádio Hernando Siles ocorrem numa altitude de 3,6 mil metros, num dos cenários mais desafiadores do futebol profissional. É, de fato, um clássico da Libertadores.

É lá onde o Bahia fará a sua estreia na edição de 2025. O clube aurinegro obteve a terceira vaga boliviana, reservada ao maior pontuador da liga nacional à parte dos dois campeões anuais. Como isso ocorreu em cima da hora, o The Strongest acabou aparecendo como “Representante da Bolívia” durante o sorteio – inclusive, isso fez o clube ficar no Pote 2, apesar da sua posição no ranking. Os dois jogos, válidos já pela segunda fase, estão previstos para os dias 18 e 25 de fevereiro. Ida em La Paz. Cabe ao Bahia buscar um bom resultado, ou no mínimo um placar reversível, para decidir em casa, na Fonte Nova.

Duelo acessível na última preliminar

Pelo chaveamento, quem avançar enfrentará o vencedor do duelo entre Boston River do Uruguai e Ñublense do Chile. Ambos os clubes vão apenas para a segunda participação na Libertadores. O Boston se classificou ao ficar em 3º lugar na tabela anual do Campeonato Uruguaio, com 18V, 6E e 13D, enquanto o Ñublense foi o vice da Copa Chile. Num possível confronto decisivo, o Bahia também seria o mandante na volta. Entendo que o sorteio foi de moderado a bom para o time de Salvador. A grande dificuldade está justamente no primeiro jogo. Suportando, tende a ter enorme superioridade técnica nas outras partidas.

Ainda sobre a Pré-Liberadores, vale pontuar que a terceira fase classificará os oito times para algum torneio. Os quatro vencedores vão à fase de grupos da Libertadores e os quatro perdedores vão à Sul-Americana. Portanto, uma classificação do Bahia diante do The Strongest já asseguraria mais seis partidas, seja na Liberta ou na Sula. Em relação às cotas, a Conmebol ainda não revelou os novos valores. Na edição anterior, a participação na segunda preliminar valeu US$ 500 mil, enquanto a terceira valeu mais US$ 600 mil. Alcançando o seu objetivo inicial, repetindo a fase de grupos disputada em 1989, o Bahia fará com que o NE tenha dois times na etapa principal pela primeira vez – o Fortaleza já está lá. A conferir.

Campanhas do Bahia na Libertadores

1960: quartas de final, 2 jogos; 1V, 0E e 1D (1º na Taça Brasil*)
1964: preliminar, 2 jogos; 0V, 1E e 1D (2º na Taça Brasil*)
1989: quartas de final, 10 jogos; 5V, 4E e 1D (1º na Série A*)
2025: preliminar; 2 jogos (8º na Série A*), em disputa
* A origem da vaga

Leia mais sobre o assunto
Bahia volta à Libertadores após 36 anos e obtém primeiro grande feito da SAF

Ranking da Conmebol de 2025 tem o G7 do NE entre 284 clubes; Bahia figura em 77º

Eis o mata-mata da fase preliminar da Copa Libertadores de 2025. Quem são os favoritos?


Compartilhe!