Pelo 21º mês, o Nordeste tem 30% dos clubes presentes no levantamento produzido pelo Ibope.
O Ibope-Repucom atualizou o ranking digital dos clubes do Brasil, com a soma dos perfis oficiais nas cinco redes sociais mais utilizadas no meio do futebol até novembro de 2024. No caso, com dados do Facebook, Twitter (ou “X”), Instagram, YouTube e TikTok – veja abaixo. O monitoramento traz os 50 principais times, sendo 15 do Nordeste, que registraram 73 mil inscrições do total de 1,7 milhão no mês. As torcidas do NE corresponderam a 4,3% do país.
Na verdade, este número da região é o “saldo” deste mês, já que os clubes nordestinos seguem tendo resultados bem diferentes. Desta vez, nove clubes registraram crescimento, com 81.869 adesões, e seis tiveram decréscimo, com 8.028 usuários deixando de seguir. De toda forma, este saldo representa um aumento em relação ao balanço anterior, quando foram 56 mil inscrições no NE, ou 3,1% do quadro nacional.
Sport quebrou “tabu” de 14 meses
Somando todos os perfis na web, o pódio do Nordeste segue com Sport (5,30 mi), Bahia (5,22 mi) e Vitória (4,32 mi). Trata-se da mesma ordem desde setembro de 2022. Após 14 meses com o Bahia crescendo mais, finalmente o clube da Ilha do Retiro voltou a ter um avanço superior ao do tricolor baiano. Com 36 mil vs 9 mil, o Sport conseguiu defender a liderança no Nordeste, que vinha seriamente ameaçada. A diferença absoluta já chegou a ser de 629 mil, mas caiu para 50 mil na tabela de outubro. Agora, subiu para 78 mil. Segura até 2025?
Com o time pernambucano brigando pelo acesso, os perfis no Instagram e TikTok tiveram alta, de 28 mil e 7 mil, respectivamente. A única baixa foi no Twitter, com a perda de 2 mil. Porém, essa queda ocorreu em muitos clubes, já que o “X” só voltou a ser liberado pelo STF em 8 de outubro. No Nordeste, as exceções na rede de Elon Musk foram Fortaleza e Ceará.
Flamengo chega a 60 milhões
No cenário nacional, destaque para o Flamengo. Líder, o clube chegou a 60 milhões de seguidores! A marca de 50 milhões foi atingida em outubro de 2022. Ou seja, registrou um crescimento de 21% desde então. Hoje, tem 22 milhões de vantagem sobre o Corinthians.
A seguir, então, veja o quadro completo do Ibope e também os cinco melhores colocados da região em cada rede social, com as respectivas evoluções mensais até 31 de outubro. Vale ressalvar que uma pessoa pode ter contas em diferentes plataformas e seguir perfis rivais. Pelo critério do instituto, o levantamento soma os 20 times da Série A de 2024 e os 30 com as maiores bases digitais nas demais divisões, com os mesmos nomes do último mês.
Abaixo, o ranking atualizado com as 50 maiores bases digitais do país. Caso esteja num aparelho celular, “estique” a tela para melhorar a visualização do quadro. O seu clube está presente?
Soma das cinco redes quantificadas
Além do dado absoluto, o ranking abaixo traz a colocação no Nordeste, a colocação no Brasil (entre parênteses), o número de adesões no mês e, por fim, a divisão no Brasileirão deste ano.
Top 15 do Nordeste
1º) (14º no país) 5.305.428: Sport (+36.824), Série B
2º) (15º) 5.227.387: Bahia (+9.223), A
3º) (16º) 4.329.124: Vitória (+3.254), A
4º) (17º) 4.088.283: Fortaleza (+8.481), A
5º) (19º) 3.594.799: Ceará (+12.248), B
6º) (24º) 1.658.064: Santa Cruz (+6.486), s/d
7º) (26º) 1.421.926: Íbis (-4.296), s/d
8º) (31º) 858.448: Náutico (-596), C
9º) (36º) 750.205: CSA (+1.148), C
10º) (37º) 735.835: Sampaio Corrêa (-1.873), C
11º) (39º) 714.127: ABC (-666), C
12º) (42º) 681.393: CRB (+4.134), B
13º) (44º) 640.476: América-RN (+71), D
14º) (47º) 427.331: Confiança (-125), C
15º) (49º) 397.380: Botafogo-PB (-472), C
Top 5 do Brasil
1º) 60.442.258: Flamengo (+463.032), A
2º) 38.138.783: Corinthians (+210.749), A
3º) 22.802.230: Palmeiras (+165.632), A
4º) 22.528.427: São Paulo (+1.589), A
5º) 13.893.700: Santos (+104), B
* O Fla também é o líder nacional em todas as redes.
A seguir, o G5 do Nordeste nas cinco redes observadas pelo Ibope e as respectivas evoluções de outubro para novembro. Sport (Twitter e TikTok) e Bahia (Facebook e YouTube) lideram em duas frentes, enquanto o Vitória lidera no Instagram. Em relação à quantidade, o perfil mais seguido da região é justamente o do Vitória, com 1,72 milhão no Insta. Veja o levantamento anterior aqui.
1) Facebook
1º) 1.100.000: Bahia (igual)
2º) 1.000.000: Sport (igual)
2º) 1.000.000: Fortaleza (igual)
4º) 952.000: Ceará (igual)
5º) 720.000: Vitória (-1.000)
2) Twitter (X)
1º) 1.692.673: Sport (-2.062)
2º) 1.604.382: Bahia (-1.302)
3º) 1.150.533: Vitória (-1.699)
4º) 464.945: Ceará (+798)
5º) 463.198: Fortaleza (+561)
3) Instagram
1º) 1.722.791: Vitória (+2.453)
2º) 1.707.105: Bahia (+5.825)
3º) 1.618.585: Fortaleza (+5.420)
4º) 1.496.355: Sport (+28.486)
5º) 1.417.554: Ceará (+8.550)
4) YouTube
1º) 335.000: Bahia (+1.000)
2º) 261.000: Fortaleza (+1.000)
3º) 197.000: Sport (+3.000)
4º) 195.000: Ceará (igual)
5º) 160.000: Vitória (+2.000)
5) TikTok
1º) 919.400: Sport (+7.400)
2º) 745.500: Fortaleza (+1.500)
3º) 597.200: Íbis (+1.300)
4º) 575.800: Vitória (+1.500)
5º) 565.300: Ceará (+2.900)