O confronto na 1ª rodada foi marcado também por muitas reclamações. Foto: Rafael Vieira/FPF.
Abrindo o Campeonato Pernambucano de 2025, Santa Cruz e Decisão empataram em 1 x 1 em Sertânia, a 316 quilômetros da capital. Foi o primeiro jogo no acanhado Estádio Odilon Ferreira valendo pela Série A1. Dos 1.300 ingressos à venda na tarde deste sábado, 1.214 foram vendidos. Taxa de 93%. Em campo, o jogo foi equilibrado (e pegado) do início ao fim.
O primeiro gol do Estadual de 2025
Em relação ao sábado passado, quando o Santa foi eliminado na Pré-Copa do Nordeste, o técnico Itamar Schulle fez cinco alterações no time titular. Saíram o goleiro Deivity (o único por lesão), Lucas Siqueira, Jhonatan Ribeiro, Vini Moura e Douglas Skilo. Entraram o goleiro Moisés, Rodrigues, Henrique Lordelo, Matheus Melo e Thiaguinho – os dois últimos entraram bem no 2º tempo contra o Treze. Achei a escalação melhor, mas o início foi difícil.
O jogo começou com o “Bode do Moxotó” insistindo na bola aérea. E o gol saiu rapidinho, através do zagueiro Gilmar Pitimbu, aos 4 minutos. Foi o primeiro gol desta 111ª edição – assista abaixo. De volta à elite local após quatro anos na A2, o Decisão acabou atuando de forma precavida um tanto cedo. Baixou as linhas e tentou explorar os contragolpes. Só que o Santa Cruz acabou tendo algumas boas oportunidades neste cenário, incluindo o gol anulado por impedimento de forma polêmica – não há VAR nesta primeira fase.
Reação coral e gols desperdiçados
Na volta do intervalo, o Santa aumentou o volume de jogo, mas teve dificuldade para infiltrar na zaga sertaneja. Talvez por isso o meia João Pedro tenha arriscado de tão longe aos 28 minutos. Num chute preciso, empatou o jogo para o time coral. Nos minutos finais, os dois times perderam chances incríveis dentro da área, com o placar sendo mantido.
Assim, ambos largam com 1 ponto. Em busca do 30º título pernambucano, o Tricolor não ergue a taça há nove anos. Esta estreia no Estadual aconteceu no dia seguinte à notícia de que o Santa avançou a negociação para constituir uma SAF com R$ 1 bilhão de investimento. Até a chegada efetiva do dinheiro, que poderia injetar qualidade técnica, o time coral segue objetivando um passo de cada vez. Neste primeiro momento, creio, precisa garantir uma nova vaga na Série D. O clube disputará a 4ª divisão nacional desta temporada, mas caso não suba, precisará da classificação para o ano que vem. E o PE oferece apenas duas vagas.
Escalação do Decisão, 1
Anderson Testa; Felipe Cordeiro (Erivan), Artur Potiguar, Gilmar Pitimbu e Nino Potiguar; Lucas Alchnovich (David Farias), Íkaro e Juninho Silva (Adryan); Juliano, Henrique Paraíba e Léo Reis (Deivisson). Técnico: Higor César.
Escalação do Santa Cruz, 1 (melhor: João Pedro; pior: Gilvan)
Moisés; Toty (Israel), Michel Bennech (Jhonatan Ribeiro), William Alves e Rodrigues; Henrique Lordelo (Vini Moura), Wagner Balotelli e Matheus Melo; João Pedro, Thiaguinho (Douglas Skilo) e Gilvan (Túlio). Técnico: Itamar Schulle
Os quatro jogos na história do confronto
1º) 20/07/1997: Decisão 1 x 0 Santa Cruz (amistoso)
2º) 08/06/2008: Santa Cruz 2 x 0 Decisão (Copa PE)
3º) 15/03/2020: Santa Cruz 2 x 1 Decisão (Estadual)
4º) 11/01/2025: Decisão 1 x 1 Santa Cruz (Estadual)
Scout: 2V do Santa, 1E e 1V do Decisão
Leia mais sobre o assunto
Tabela do Pernambucano 2025 tem transmissões da Rede Globo aos sábados; veja
Estudo aponta o Santa Cruz como o 27º clube mais valioso do Brasil; veja o Top 40
Datafolha aponta 8 clubes do NE entre as 15 maiores torcidas da região; Tricolor em 10º
Abaixo, assista ao primeiro gol do Campeonato Pernambucano de 2025, através do Decisão.
Ver essa foto no Instagram