Nesta tarde, o Santa estreou a camisa branca em homenagem ao frevo. Foto: Rafael Vieira/FPF.
Num domingo em que teve 25 x 6 no scout de finalizações, mas sem muita pontaria, o Santa Cruz precisou suar bastante para vencer o Central por 2 x 1 e permanecer firme na liderança isolada do Campeonato Pernambucano. Apoiado por 25 mil torcedores no Arruda, o time tricolor desperdiçou uma penalidade logo aos 2 minutos, com João Pedro acertando o travessão, e viu o adversário caruaruense abrir o placar na largada do segundo tempo, em outra penalidade, esta convertida por Moacir, de 39 anos. Apesar da experiência, o volante tirou a camisa tirou a camisa na comemoração e recebeu o amarelo. Seria um ponto-chave.
A vantagem do Central durou apenas oito minutos, pois o Santa teve outro pênalti. Por sinal, o lateral-direito Vivico derrubou Thiaguinho nas duas infrações. Matheus Melo, que acabara de entrar, empatou. Na sequência, Moacir fez falta dura e foi advertido com outro amarelo. Ou seja, a conta para o jogador ficou alta demais naquela celebração excessiva. Com um jogador a mais e muito mais volume ofensivo,, o Santa pressionou até virar, aos 36 minutos. Em mais uma boa jogada de Thiaguinho, que é um dos destaques da competição, o atacante Everton Felipe apareceu na pequena área para dar um leve desvio no chute cruzado.
Primeiro gol de Everton Felipe no Arruda
Aos 34 anos, vindo do Petrolina e sendo torcedor do clube tricolor, Everton Felipe se emocionou com o primeiro gol pelo Santa Cruz – veja o gol abaixo. Assim, ele definiu a 4ª vitória seguida no Estadual, que deixou o clube com 19 pontos nesta penúltima rodada. Embora ainda não esteja classificado diretamente para a semifinal, a Cobra Coral já está praticamente confirmada na liderança geral da primeira fase. Com 3 pontos a mais que Náutico (2º) e Maguary (3º), só perderá a ponta em caso de uma combinação improvável.
No pior cenário possível, teria que perder o confronto direto contra o Maguary por 4 gols de diferença. Este jogo, no próximo sábado, será na Arena PE, já que o estádio em Bonito não tem um sistema de iluminação adequado. Além disso, o Náutico teria que vencer o Decisão em Sertânia e tirar 3 gols de diferença no saldo. Portanto, a tendência é que o Santa não só confirme o seu lugar no “G2” como garanta logo a vaga na Copa do Brasil de 2026.
Invencibilidade coral diante da patativa
Com o 4º resultado positivo no confronto, o Santa chegou a 22 partidas sem derrota contra o Central, todas pelo Pernambucano. São 16 vitórias e 6 empates. A última vitória da Patativa foi há 14 anos, em 9 de fevereiro de 2011, quando fez 3 x 0 no Arruda. Jejum considerável.
Atualização: na súmula, o árbitro Hugo Soares apontou Thiaguinho como o autor do segundo gol.
Escalação do Santa Cruz, 2 (melhores: Thiaguinho e Lucas)
Rokenedy; Toty, William Alves, Matheus Vinícius, Rodrigues; Lucas Siqueira, Henrique Lordelo (Matheus Melo), Israel (Douglas Skilo), Thiaguinho (Vinicius Silva); João Pedro (Everton Felipe) e Vini Moura (Everton Sena). Técnico: Itamar Schülle
Escalação do Central, 1 (melhor: Milton; pior: Moacir)
Milton Raphael; Vivico (Luis Guilherme), Lazarini, Janelson, Leozinho (Kleitinho); Diego Aragão, Elivelton (Danielzinho), Moacir, Wisney e Jefinho; Everton Lino (Leandro Costa). Técnico: Celso Teixeira
Histórico geral de Santa Cruz x Central
298 jogos (todos os mandos)
177 vitórias tricolores (59,3%)
77 empates (25,8%)
44 vitórias alvinegras (14,7%)
Maiores públicos do Santa Cruz em 2025
1º) 27.506 pessoas: Santa Cruz 1 x 0 Sport (Estadual, 01/02)
2º) 26.284 pessoas: Santa Cruz 2 x 0 Afogados (Estadual, 19/01)
3º) 25.014 pessoas: Santa Cruz 2 x 1 Central (Estadual, 16/02)
4º) 24.001 pessoas: Santa Cruz 2 x 0 Petrolina (Estadual, 16/01)
5º) 20.518 pessoas: Santa Cruz 1 x 2 Treze (Nordestão, 04/01)
6º) 19.512 pessoas: Santa Cruz 1 x 0 Retrô (Estadual, 28/01)
* Dados até 16 de fevereiro
Leia mais sobre o assunto
Tabela do Pernambucano 2025 tem transmissões da Rede Globo aos sábados; veja
Estudo aponta o Santa Cruz como o 27º clube mais valioso do Brasil; veja o Top 40
Datafolha aponta 8 clubes do NE entre as 15 maiores torcidas da região; Tricolor em 10º
Abaixo, assista ao gol da vitória do Santa no Mundão, através de Everton Felipe.
O GOOOOOL DA VITÓRIA!
⚽⚡ Everton Felipe decidiu o jogo e garantiu o triunfo do Santa Cruz! Com esse gol, o Tricolor venceu o Central por 2️⃣x1️⃣ e somou mais três pontos no Pernambucano BetNacional 2025! O duelo foi válido pela oitava rodada da competição.
Confira o gol e… pic.twitter.com/1lU5wBBoIY
— Federação Pernambucana de Futebol (@fpfpe) February 16, 2025