Compartilhe!

O Ibope-Repucom publicou a atualização das bases digitais dos principais clubes do país, somando os perfis oficiais de cada um deles nas redes sociais mais utilizadas no futebol até março de 2019 – facebook, twitter, instagram e youtube. Ao todo, 45 times analisados.

Em relação ao Nordeste, são 13 representantes, com o Sport sendo o mais numeroso da região e o único acima de 3 milhões – contudo, o Bahia reduziu a diferença pelo 9º mês seguido (de 165 mil para 158 mil). Entre os mais populares, cinco têm mais de 1 milhão de usuários combinados. O Santa está a 6 mil desta marca.

O critério do instituto para a elaboração da lista geral considera os 20 times classificados à Série A desta temporada e os 25 com as maiores bases digitais nas demais divisões, ou mesmo aqueles sem participação no Campeonato Brasileiro de 2019. No topo da lista combinada, o Flamengo mantém a disputa particular com o Corinthians. Neste mês, o Fla alcançou a casa de 22 milhões – com 661 mil inscritos a mais que o time paulista.

A seguir, os cinco quadros e algumas observações do blog sobre os novos dados.

* A maior evolução no último mês

Obs. Uma pessoa pode ter contas em diferentes plataformas, com a lista contando cada uma delas. E também pode, em tese, seguir perfis rivais, também contabilizados nas listas.

1) Na soma das quatro redes quantificadas (facebook, twitter, instagram e youtube), a maior disputa na região está no Clássico-Rei. O Fortaleza chegou a ficar a apenas 2.798 usuários do Ceará, mas o vozão reagiu, com a diferença subindo para 29.693 – estabilizando o quadro.

2) Embora seja a rede com mais usuários, no geral, o Facebook segue estagnado há meses. Atualmente, só a dupla cearense consegue manter um crescimento considerável, com os demais times restritos a pequenas oscilações, para mais ou para menos.

3) Conforme pesquisa do próprio Ibope, o Twitter é a rede mais utilizada pelos brasileiros para debater futebol. Daí, o recorrente crescimento geral – algo só modificado quando o microblog faz varreduras em perfis inativos. Esta é a única rede com três nordestinos acima de 1 milhão.

4) Há mais de um ano o Instagram registra forte crescimento, sendo a rede social de maior evolução proporcional. O Sport, líder neste cenário, conseguiu 24% dos seus seguidores nos últimos 12 meses. Bahia e Fortaleza foram bem além, com 55% e 92%, respectivamente.

5) O Youtube traz a única mudança no mês. E pra lá de relevante, lá no topo. Após meses de escalada, desde a vitoriosa campanha na Série B, o Fortaleza ultrapassou o Sport, com 432 inscritos de vantagem neste primeiro mês à frente. Aqui, Náutico e Íbis não contam com perfis oficiais.


Compartilhe!