Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

Croácia 2 x 1 Inglaterra. Foto: Fifa/Getty Images

Independente da Iugoslávia desde 8 de outubro de 1991, após um período de muita tensão nos Balcãs, a Croácia já superou o futebol da antiga nação. Entre 1930 e 1990, a seleção iugoslava chegou no máximo à semifinal da Copa do Mundo, campanha igualada pelo time quadriculado logo em sua estreia, em 1998. Na ocasião, perdeu da anfitriã, de virada, se contentando com um honroso 3º lugar. Vinte anos depois, em sua 5ª participação, novamente com uma geração talentosa, a Croácia dá um passo além, chegando à decisão do Mundial.

Na Rússia, o cenário foi o oposto daquela primeira semi, pois venceu de virada, com muita luta, na prorrogação. A Inglaterra, também voltando a fazer um grande papel, abriu o placar logo aos 5, num golaço de falta de Trippier. Entretanto, aquele foi o único chute na barra do English Team em 120 minutos, fora os acréscimos. Se defendeu bem, na maior parte do tempo, mas ofensivamente não chegou nem perto de ampliar.

Já a Croácia, que ocupou os espaços e pressionou no campo ofensivo, finalizou sete vezes na meta de Pickord. O empate saiu aos 23/2T, com Perisic escorando um cruzamento com muita força. No tempo extra, com o desempate caminhando novamente para as penalidades, o mesmo Perisic se aproveitou de uma bola mal cortada pela defesa e tocou de cabeça, de costas. Esperto, o atacante Mandzukic, da Juventus, apareceu e bateu cruzado, enlouquecendo a torcida croata, presente atrás do gol no Luzhniki.

Com a vitória histórica por 2 x 1, o time dos meias Modric (Real) e Rakitic (Barça) se tornou o 13º país em 21 edições a se classificar para a finalíssima. Com um desgaste enorme, tendo jogado 90 minutos a mais que a França, consequência das prorrogações nas oitavas, quartas e semi, a Croácia terá que se superar muito no domingo, no mesmo palco, para erguer a Taça Fifa de 2018 e se tornar o 9º país campeão. Por outro lado, a história desse país é isso…

Finais de Copa do Mundo
8 – Alemanha (4 títulos)
7 – Brasil (5 títulos)
6 – Itália (4 títulos)
5 – Argentina (2 títulos)
3 – França* (1 título) e Holanda
2 – Uruguai (2 títulos), Hungria e Tchecoslováquia
1 – Inglaterra (1 título), Espanha (1 título), Suécia e Croácia*
* Ainda em disputa em 2018

Croácia 2 x 1 Inglaterra. Foto: Fifa/Getty Images


Compartilhe!