Compartilhe!

França 1 x 0 Bélgica. Foto: Fifa/Getty Images

Em 1998 a França recebeu a Copa do Mundo pela segunda vez na história. Havia sido o país-sede 60 anos antes, caindo nas quartas. Em outras participações chegou no máximo à semifinal. Pois o time de Deschamps, Karembeu e Zidane goleou o Brasil na decisão e conquistou o maior título dos Bleus, dando início a uma sequência de grandes resultados, com taças na Eurocopa (1) e na Copa das Confederações (2). A seleção francesa mudou de patamar no futebol a partir do título mundial. Vinte anos depois, pode dar mais um passo.

Ao vencer a Bélgica por 1 x 0, na equilibrada semifinal em São Petersburgo, a França chega a mais uma decisão, a 3ª nas últimas 6 edições, se colocando entre as maiores potências. Vai pelo bicampeonato mundial, algo raro. O último país a vencer mais de um título foi a Argentina de Maradona, em 1986 – curiosamente, também depois de eliminar os belgas na semi.

Na geração atual, nomes como Pogba, Griezmann e Mbappé, que abraçaram o zagueiro Umtiti após a cabeçada aos 6 minutos do segundo tempo, saindo da marcação do grandalhão Fellaini. A vantagem mínima bastou para os azuis, comandados por Deschamps, o capitão no primeiro (e ainda único) título francês. Por sinal, ele pode ser o terceiro homem a conquistar a Copa como jogar e técnico. Honra só alcançada pelo brasileiro Zagallo (58 e 62 como ponta e 70 como técnico) e pelo alemão Franz Beckenbauer (74 como volante e 90 como técnico).

Quanto à Bélgica de De Bruyne, Hazard e Lukaku, que não perdia há 24 jogos, mais uma eliminação na penúltima fase da Copa. Porém, ainda pode buscar a medalha de bronze, que seria a melhor colocação do país em 13 participações. A França vai pelo ouro, por mais um…

Histórico de França x Bélgica (1904-2018)
74 jogos
25 vitórias francesas (33,7%)
19 empates (25,6%)
30 vitórias belgas (40,5%)

França na decisão da Copa do Mundo
1998 – Campeã, 3 x 0 Brasil
2006 – Vice, (3) 1 x 1 (5) Itália
2018 – A conferir, vs Inglaterra ou Croácia

França 1 x 0 Bélgica. Foto: Fifa/Getty Images


Compartilhe!