Com frieza, o volante Ronaldo converteu o pênalti aos 47/2T. Foto: Rafael Bandeira/Sport.
Abrindo a 4ª rodada do Pernambucano, lá no Sertão, o Sport venceu o Salgueiro por 2 x 1 e obteve três pontos num dos jogos mais complicados no interior – não só lá, considerando que o carcará foi o algoz na edição passada. Embora tenha desempatado só no finzinho, o rubro-negro foi bastante superior no Cornélio de Barros, sobretudo no 1º tempo. Apesar da posse de bola quase igual, as finalizações mostram mais o que foi o jogo, tanto pelo volume, com 15 x 9 para o leão, quando pela precisão, com 5 x 1 em chutes certos para os visitantes.
Pois é, o carcará marcou na única bola que efetivamente foi pra barra de Renan. Já o Sport criou boas situações, marcou um golaço de falta com Juba, teve um gol anulado no limite e ainda acertou a trave com Gabriel Santos, o melhor jogador na noite. Isso, claro, antes da penalidade após um toque na mão de Anderson Recife. Com a vitória, chegando a 7 pontos em 9 disputados na 1ª fase do campeonato estadual, o Sport chega com o ambiente estável para a estreia na Copa do Nordeste de 2023, diante do ABC, na Ilha do Retiro.
A nova largada
Com essa pontuação no PE, já é possível projetar um bom público na noite do próximo sábado, pelo NE, numa soma de apoio e desempenho, algo que o clube não conseguiu na largada de 2022, por exemplo. Aliás, há alguns anos o time rubro-negro não engata uma boa sequência em competições oficiais de forma simultânea – no máximo, ia bem em uma das disputas. Com ritmo de jogo, considerando que ainda estamos em janeiro, e variedade de jogadas neste início de trabalho com Enderson, com 3 jogos, parece haver uma chance mais concreta agora. Em tempo: foram 10.218 pessoas no 1º jogo na Ilha em 2023. E desta vez?
Escalação do Salgueiro (meçhor: Tanaka; pior: André)
César Tanaka; Gabriel, Gustavo, Luis Eduardo e Denilton; Anderson Recife, Hebert (Gaspar) e Pedro Talista; Palominha (Bartô), Juan Kelsen e André (Odilávio). Técnico: Marcos Tamandaré
Escalação do Sport (melhores: Gabriel, Fabinho e Juba)
Renan; Eduardo, Rafael Thyere, Sabino e Luciano Juba (Thiago Lopes); Ewerthon (Vágner Love), Ronaldo Henrique, Fabinho, Matheus Vargas (Facundo Labandeira) e Edinho (Igor Cariús); Gabriel Santos (Wanderson). Técnico: Enderson Moreira
Histórico geral de Salgueiro x Sport (todos os mandos)
43 jogos
22 vitórias rubro-negras (51,1%)
12 empates (27,9%)
9 vitórias salgueirenses (20,9%)
Leia mais sobre o assunto
A tabela do Pernambucano 2023, agora com 13 clubes; 84 jogos na TV
O Sport não batia o Salgueiro no Cornélio de Barros desde 2017. Veja o gol da vitória.
O momento que o sertão virou gelo! 🥶 A frieza do meu volante pra fazer o gol da vitória: pic.twitter.com/TpxCEMJqu0
— Sport Club do Recife (@sportrecife) January 18, 2023