Após 1 gol no Estadual, Edinho agora tem 1 gol no Nordestão. Foto: Rafael Bandeira/Sport.
O Sport estreou com vitória na Copa do Nordeste de 2023, vencendo o ABC de Natal, um concorrente na Série B. Neste início de temporada, o time potiguar foi o adversário mais qualificado tecnicamente, algo que realmente se viu em campo durante parte do jogo. O leão não teve os espaços dos jogos anteriores, pelo PE, além de precisar sem recompor de forma mais rápida. Ocorre que o rubro-negro não foi exatamente uma equipe ágil nesta noite.
No 1T, criou apenas uma chance efetiva, numa cabeçada de Love, e viu depois o visitante virar o scout de finalizações (4 x 5). No 2T, a mudança brusca no roteiro acabou ajudando, com o gol logo aos 3 minutos. Em mais um bom desempenho de Gabriel Santos, desta vez na ponta esquerda, o atacante passou por dois marcadores e bateu rasteiro para Edinho empurrar para o gol vazio – portanto, participação direta de dois reforços. A partir dali, o jogo complicado acabou ficando seguro, pois o ABC até passou a ter mais a posse de bola, de 40% para 53%, mas não soube o que fazer. Nem infiltrou nem cruzou com eficiência.
Defesa funcionou
Isso facilitou o trabalho do sistema defensivo do Sport, com Thyere completando 150 jogos pelo clube e Sabino fechando o placar. Num escanteio de Juba, que começou o ano com o pé calibrado, o zagueiro cabeceou quase em sair do chão, deslocando completamente o goleiro Simão – veja abaixo. Diante de 10.253 pessoas na Ilha, neste sábado, Sport 2 x 0 ABC. Assim, depois de vários anos, o rubro-negro começa bem tanto no Estadual quanto no Nordestão. Num desafio técnico maior, como o de hoje, Enderson deve seguir buscando ajustes.
Reencontro histórico
Este confronto entre Sport e ABC não acontecia há quase uma década, desde 10 de setembro de 2013, num 4 x 2 para o clube potiguar lá no Frasqueirão, durante a Série B. Em 2023, além da possibilidade de reencontro na própria Copa do Nordeste, os clubes vão se encontrar duas vezes no mesmo Campeonato Brasileiro. Em termos históricos, o alvinegro vinha reduzindo a desvantagem, com 4 vitórias nos 5 jogos anteriores, mas o Sport segue bem à frente. Hoje, voltou a ter o dobro de vitórias (22 x 11).
Escalação do Sport (melhores: Gabriel Santos, Juba e Love; pior: Vargas)
Renan; Eduardo, Rafael Thyere, Sabino e Luciano Juba; Ronaldo (João Igor), Fabinho e Matheus Vargas (Jorginho); Gabriel Santos (Wanderson), Vágner Love (Chico) e Edinho (Paulinho). Técnico: Enderson Moreira
Escalação do ABC (piores: Fábio Lima e Moccelin)
Simão; Walfrido, Afonso, Richardson e Márcio Azevedo (Daniel Vançan); Bruno Lima e Wellington Reis (Daniel); Matheus Anjos; Paulinho Moccelin (Maycon Douglas), Felipe Garcia e Fábio Lima (Aland Dias). Técnico: Fernando Marchiori
Histórico geral de Sport x ABC (todos os mandos)
40 jogos
22 vitórias rubro-negras (55,0%)
7 empates (17,5%)
11 vitórias alvinegras (27,5%)
Histórico do Sport na Copa do Nordeste (até 21/01/2023)
16 participações
154 jogos (245 GP e 151 GC, +94 SG)
71 vitórias, 45 empates e 38 derrotas
Leia mais sobre o assunto
A tabela completa da Copa do Nordeste de 2023, com todas as transmissões
As cotas de participação aos 16 clubes da primeira fase, com R$ 34 milhões
Abaixo, assista aos dois gols do triunfo do Sport na 1ª rodada da Lampions de 2023.