Segundo o Footstats, foram 36 faltas, com Afogados 21 x 15 Náutico. Foto: Náutico/divulgação.
Com um gol de Gabriel Santiago e uma ótima atuação do goleiro Vagner, o Náutico arrancou uma vitória importante no Sertão, deixando o atual bicampeão firme na briga pelas primeiras colocações no Campeonato Pernambucano. Com desfalques importantes, de Júlio e Victor Ferraz, o timbu não fez um bom jogo, mas foi obediente taticamente, sobretudo na parte defensiva, e neutralizou o Afogados durante boa parte do duelo no Vianão.
Também ajudou a construção do placar logo cedo. O gol da noite saiu aos 15 minutos, num contragolpe, com Kayon dando a sua 2ª assistência. Na área, livre, o meia Gabriel empurrou pras redes e facilitou o jogo, com o mandante bastante afobado nas conclusões. Na principal delas, curiosamente, Venicios, o artilheiro do PE com 4 gols, teve toda a tranquilidade. Porém, o atacante deu uma telegrafada num pênalti aos 25 e Vagner encaixou.
Além da penalidade, o goleiro evitou o pior após um vacilo de Anilson e fez duas boas defesas na etapa complementar. E foi só no jogo, com o Náutico trabalhando a necessária vitória por 1 x 0. Abaixo, assista aos dois lances decisivos em Afogados. Este jogo, que manteve a invencibilidade do timbu no confronto contra a coruja, foi válido da 7ª rodada, com o time da capital folgando na 8ª, que curiosamente já se encerra na quarta-feira.
Clássico à noite
Em 3º lugar no turno classificatório do PE, a 1 ponto do Retrô (13 x 12), o Náutico agora encara o Sport, o líder da competição (com 16 pontos). E o Clássico dos Clássicos no sábado mudou de horário, das 16h30 para as 20h30. Na arquibancada começa a valer a determinação do governo do estado com torcida única por medida de segurança. Ou seja, alvirrubros em todos os setores do Eládio, com apoio irrestrito para recolocar o clube no “G2”, o que significa a classificação direta à semifinal do campeonato estadual.
Escalação do Afogados (pior: Venicius)
Railson; Aldonys, Guilherme (Danilo), Rafael e Daniel; Caetano, Levi (Roberto), Valdeir (Matheusinho) e Hebert; Tallyson (Ferreirinha) e Venicius. Técnico: Evandro Guimarãe
Escalação do Náutico (melhor: Vagner)
Vagner; Diego Ferreira, Anilson, Paulo Miranda e Diego Matos (Alan Cardoso); Juan Gauto, Souza, Gabriel Santiago (Jean Mangabeira) e Régis Tosatti (Fernando Neto); Kayon e Paul Villero. Técnico: Dado Cavalcanti
Histórico geral de Afogados x Náutico (todos os mandos)
8 jogos
5 vitórias alvirrubras (62,5%)
3 empates (37,5%)
Nenhuma vitória sertaneja
Leia mais sobre o assunto
A tabela do Pernambucano 2023, agora com 13 clubes; 84 jogos na TV
Veja a festa de Gabriel Santiago após o gol marcado aos 15/1T.
O primeiro dele com o nosso manto. AVANTE! 🚀🇦🇹 https://t.co/kGfQERVA2E pic.twitter.com/f2xEaO5r92
— Náutico (@nauticope) February 7, 2023
Abaixo, assista à defesa de Vagner no pênalti cobrado por Venicius, aos 25/1T.
VÁGNER PEGA O PÊNALTI!!! pic.twitter.com/zQMNsx6L2h
— Náutico (@nauticope) February 7, 2023