Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

Após as eleições gerais, o Ibope deverá concluir o resultado da maior pesquisa de torcida já feita no país, considerando o número de entrevistas in loco. Utilizando o método quantitativo, com a aplicação de um questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado em estudo (a partir de 16 anos), o instituto percorreu os 27 estados. Em cada local, adicionou uma vez a tradicional pergunta sobre a preferência clubística no futebol brasileiro. Ao todo, entre 29 de agosto e 24 de setembro, 25.872 pessoas ouvidas.

O último levantamento do instituto havia sido produzido há um ano, através do braço “Ibope-Repucom”, que, além das seis mil pessoas entrevistadas, também se estendeu à internet. Neste caso, trata-se da versão mais “popular” entre os institutos, na rua, com o tema adicionado junto ao objeto original: intenção de voto para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Nas eleições gerais, o Ibope costuma fazer pesquisas nacionais, com amostragens de até 3 mil pessoas, mas também há a produção de rodadas estaduais específicas – em quase todos os casos, contratados por empresa de mídia, como jornais e emissoras de tevê.

Ou seja, a adição de outros temas é uma forma de baratear pesquisas “paralelas” – o investimento para uma pesquisa de 25 mil pessoas apenas sobre futebol seria milionário, e provavelmente sem interessados. Em 2018, a Rede Globo e as suas diversas afiliadas contrataram o instituto para seguidas rodadas estaduais até o pleito oficial, em 7 de outubro, – em SP, por exemplo, foram programadas seis pesquisas. Considerando a mesma contratante, num cenário geral, o tema foi obviamente abordado entre instituto e emissora.

Através dos registros efetuados pelo “Ibope Inteligência Pesquisa e Consultoria LTDA” no site Tribunal Superior Eleitoral (TSE), numa obrigação pública para trabalhos com o viés político no Brasil, busquei os 27 levantamentos estaduais com o futebol incluso, um a um, com o início no Paraná, seguido de Pernambuco, cujo custo de R$ 90 mil foi dividido entre a Globo Nordeste e o Jornal do Commercio, e encerramento no Mato Grosso do Sul e no Ceará.

Agora, fica a expectativa sobre a apresentação dos dados.
Desde que não sejam apenas para o consumo interno da contratante…

Número de entrevistas pessoais nas pesquisas de torcida do Ibope
1ª) 1993 – 3.503
2ª) 1998 – 3.000
3ª) 2001 – 7.700
4ª) 2004 – 7.207
5ª) 2010 – 7.109
6ª) 2014 – 7.005
7ª) 2017 – 6.006 (via Ibope-Repucom)
8ª) 2018 – 25.872

Sobre o cartão-resposta utilizado (íntegra acima), são 50 times presentes, todos eles brasileiros, incluindo oito do Nordeste: Bahia, Ceará, Ferroviário, Fortaleza, Náutico, Santa Cruz, Sport e Vitória – em janeiro, o Datafolha fez uma pesquisa cujo cartão tinha apenas 18 nomes, tendo apenas a dupla Ba-Vi representando a região. Ao todo, 12 estados estão representados, com algumas curiosidades em relação aos clubes pré-selecionados. Para começar, São Paulo tem 21 opções (42% da lista!), com várias equipes do interior. Na capital, a Portuguesa aparece como o único caso com o apelido ao lado, “Lusa” – enquanto o Sport surge como “Sport Recife”. Também chama a atenção o fato de Santa Catarina não listar Avaí e Chapecoense, do mesmo porte de Figueirense e Criciúma, respectivamente.

Segundo a regra escrita no questionário do Ibope, rigorosamente a mesma em todos as pesquisas, caso a pessoa indique outro time (Sampaio Corrêa, CSA e América de Natal etc) o entrevistador precisa anotar o nome – tendo inclusive a opção de “segundo time”, caso exista.

Os clubes presentes no questionário do Ibope
SP (21) – Corinthians, Guarani, Palmeiras, Ponte Preta, Portuguesa, Santos, São Caetano, São Paulo, América, Araçatuba, Atlético Sorocaba, Botafogo, Bragantino, Ferroviária, Ituano, Juventus, Marília, Noroeste, Paulista, Portuguesa Santista e Rio Branco
RJ (5) – América, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco
CE (3) – Ceará, Ferroviário e Fortaleza
MG (3) – América, Atlético-MG e Cruzeiro
PE (3) – Náutico, Santa Cruz e Sport
PR (3) – Atlético-PR, Coritiba e Paraná
RS (3) – Grêmio, Internacional e Juventude
BA (2) – Bahia e Vitória
GO (2) – Goiás e Vila Nova
PA (2) – Paysandu e Remo
SC (2) – Criciúma e Figueirense
DF (1) – Gama

A pergunta presente no questionário do Ibope
‘O(A) sr(a) torce mais, ou tem simpatia maior, por qual time brasileiro de futebol? E em segundo lugar? (espontânea – até duas opões – caso não encontre nome na lista, anote na linha abaixo da forma mais completa possível, isto é, com cidades e estado de onde é o time “América, de São José do Rio Preto – SP”, “São Gabriel, Rio Grande do Sul”)’

Curiosidade: o América de São José do Rio Preto está no cartão… 

Abaixo, as pesquisas de intenção de voto, visando as eleições gerais de 2018, que incluíram a pergunta sobre futebol, com a amostragem de cada local e o valor – algumas amostras iguais têm custos bem diferentes devido às diferenças nas condições para a apuração.


Compartilhe!