Para o cadastro, o torcedor precisa entrar com o seu CPF. Imagem: Fortaleza/reprodução.
A torcida do Fortaleza orbita num patamar entre 1,1 milhão e 2,7 milhões de torcedores, segundo as últimas pesquisas, com a diferença ocorrendo através das margens de erro e dos métodos dos institutos. Em termos práticos, o tricolor cearense teve uma média de público de 30 mil pessoas na Série A de 2022 e hoje conta com 43 mil sócios em dia. São números robustos, mas ínfimos perto do tamanho real da torcida, que precisa ser medida.
Tentando desvendar isso, o clube criou o seu próprio seu censo. O “Formulaion” tem perguntas objetivas, sobre o perfil do torcedor, incluindo o de consumo, e também questões subjetivas, como se segue ou não influenciadores do clube ou qual o objetivo desejado para o Fortaleza até 2033. Embora o site (formulaion.com.br) não precise o nº de pessoas inscritas, a divulgação do Fortaleza em seu perfil no Twitter já indicou 171 mil pessoas. Achei a ideia muito interessante, até porque não existe essa pesquisa por parte do IBGE, responsável pelo “Censo” verdadeiro, com a última versão realizada no ano passado.
Flamengo fez censo digital em 2016
Os dados ainda estão sendo processados, mas o futebol não entrou no formulário dos pesquisadores. Daí, as massas do futebol nacional segue sendo avaliadas só por institutos privados como Datafolha, Ipec, Paraná Pesquisas etc. Em 2016, o Flamengo tentou algo parecido com que o Fortaleza faz agora. O cadastro oficial do Censo Rubro-Negro, produzido pela empresa Golden Goal Gestão Esportiva, contabilizou 908 mil pessoas em 59 dias.
Aquele apurado correspondeu a 2,7% da torcida do Fla na época, que era de 33,5 milhões, segundo a Pluri Consultoria. Parece pouco, mas é uma base bem relevante para projetar o perfil absoluto da torcida. Para se ter uma ideia, os institutos costumam ouvir 3 mil pessoas nas pesquisas. Na época, o clube carioca teve, dentro da sua torcida, os percentuais de 4,4% na BA, 1,9% no CE e 0,8% em PE, para citar alguns dados colhidos. Agora, numa pesquisa promovida pelo site FanBase, o Fortaleza dá mais um passo neste modelo digital. Até porque ter pleno conhecimento do seu público pode gerar abertura para vários negócios e ativações de relacionamento. Não por acaso o clube já começa a se enxergar daqui a 10 anos…
A última pesquisa de torcida no Ceará (Ipespe 2022)
1º) Flamengo – 19,9% (1,77 milhão)
2º) Ceará – 15,7% (1,40 milhão)
3º) Fortaleza – 12,8% (1,14 milhão)
4º) Corinthians – 4,6% (411 mil)
5º) Palmeiras – 4,2% (375 mil)
6º) São Paulo – 3,2% (285 mil)
7º) Vasco – 3,0% (268 mil)
* Considerando só a 1ª opção (torcedor)
A última pesquisa de torcida no Brasil (Ipec 2022)
1º) Flamengo – 21,8% (45,28 milhões)
11º) Bahia – 1,7% (3,53 milhões)
12º) Fortaleza – 1,3% (2,70 milhões)
14º) Sport – 1,2% (2,49 milhões)
17º) Ceará – 0,8% (1,66 milhão)
18º) Vitória – 0,7% (1,45 milhão)
20º) Santa Cruz – 0,6% (1,24 milhão)
* Somando a 1ª opção (torcedor) e a 2ª opção (simpatizante)
Leia mais sobre o assunto
A releitura das pesquisas de torcida após o Censo do IBGE em 2022; Brasil, NE e CE/a>
Abaixo, o “fio” do Fortaleza detalhando o censo criado pelo clube.
Chegou o Formulaion, o censo oficial da torcida do Fortaleza!
Saiba como participar:
Acesse https://t.co/5U9HzfYEsn, concorde com os termos e clique em quero fazer parte! pic.twitter.com/GsNLAAkAJZ— Fortaleza Esporte Clube 🦁 (@FortalezaEC) March 21, 2023