Emprestado pelo Coritiba, Fabrício Daniel abriu a vitória na Ilha. Foto: Rafael Bandeira/Sport.
Quase sem sustos, o Sport ganhou do Avaí por 2 x 1 e engatou a 3ª vitória consecutiva na Série B, entrando no G4 na 11ª rodada. É a primeira presença no pelotão de acesso, ainda que de forma provisória, pois a rodada acaba só no dia seguinte. Entretanto, também é preciso ressalvar que o campeão pernambucano tem apenas 9 jogos disputados no BR, agora com 6V, 2E e 1D, tendo 74% de aproveitamento até aqui.
Na Ilha do Retiro, este foi o último jogo da punição imposta pelo STJD devido aos incidentes contra o Vasco, no fim de 2022. No caso, os últimos três jogos foram flexibilizados, contando com a presença de mulheres, crianças e pessoas com deficiência – mas sem cobrança de ingressos. Ao todo, foram 55.290 torcedores, num apoio incondicional que fica de lição para a volta os demais apoiadores do leão, em 18 de junho, diante do Vila Nova.
Leão segue 100% em casa
Nesses jogos de presença parcial foram 18.233 contra o Botafogo (3 x 0), 18.358 contra o ABC (4 x 1) e 18.699 contra o Avaí (2 x 1). Neste último, diante de um adversário que chegou a seis jogos de jejum no Brasileiro, o time de Enderson não brilhou, mas foi eficiente, num jogo mais seguro que o de domingo – no qual também saiu com os 3 pontos, é verdade. Nesta Segundona, jogando como mandante, o Sport chegou a 5 vitórias em 5 partidas.
Sobre o desempenho diante dos catarinenses, ajudou o fato de o Sport ter marcado logo aos 2 minutos, com Juba cruzando na área e Fabrício Daniel pegando a sobra. Em seu 9º jogo pelo clube, o atacante enfim balançou as redes. Num cenário ainda mais favorável, o leão teve quase 60% de posse e controlou parte do 1T, até desacelerar e permitir as investidas de um time em crise. Tanto que o Avaí acabou finalizando mais, 6 x 4. Contudo, lembrando da má fase, apenas uma bola foi na barra de Renan, mas sem muita força.
Susto no fim
De toda forma, era preciso transformar o controle parcial em vitória de fato. No 2T o Sport acabou largando da mesma forma, ao ampliar aaos 3 minutos, numa belíssima jogada. Tabela com Love, Jorginho e Juba driblando o goleiro. O jogador chegou a 16 gols no ano, sendo 3 na Série B. Porém, num jogo decidido, Eduardo, que vinha disperso, cometeu um pênalti aos 44 e o Avaí ainda teve 7 minutos para tentar o empate. Daí o “quase” na primeira linha. Recuperando a atenção, após o único susto da noite, o Sport segurou o resultado.
Escalação do Sport, 2 (melhores: Juba, Thyere e Jorginho; pior: Eduardo)
Renan; Eduardo, Rafael Thyere, Sabino e Igor Cariús (Felipinho); Fabinho (Fábio Matheus), Ronaldo Henrique e Jorginho (Gabriel Santos); Fabrício Daniel (Edinho), Luciano Juba e Vagner Love. Técnico: Enderson Moreira
Escalação do Avaí, 1 (melhor: Waguininho)
Ygor Vinhas; Thales Oleques, Alan Costa, Didi (Roberto); Igor Inocêncio (Felipinho), Jean Cléber (Xavier) e Giva; Dentinho (Gustavo Santos), Waguininho e Santiago Patiño (Gustavo Modesto). Técnico: Gustavo Morínigo
Histórico geral de Sport x Avaí
16 jogos (todos os mandos)
6 vitórias rubro-negras (37,5%)
3 empates (18,7%)
7 vitórias catarinenses (43,7%)
Leia mais sobre o assunto
A tabela do Sport na Série B do Brasileirão 2023, com 38 jogos e transmissões na TV
Abaixo, assista ao gol de Fabrício Daniel logo aos 2 minutos do 1º tempo.
A ILHA DO RETIRO ESTÁ ENSURDECEDORA! ❤️🔥
DÊ O PLAY E SINTA O PRIMEIRO GOL DE FABRÍCIO DANIEL PELO LEÃO! pic.twitter.com/9Bwt2OWPqr
— Sport Club do Recife (@sportrecife) June 7, 2023
Agora, veja o gol de Luciano Juba aos 3 minutos do 2º tempo.
O GOL DELE. LUCIANO JUBA! 🔥 pic.twitter.com/7iWWOc2SRv
— Sport Club do Recife (@sportrecife) June 7, 2023