A nova rede social conseguiu 30 milhões de usuários no mundo em seu primeiro dia no ar.
A Meta, empresa dona do Instagram, WhatsApp e Facebook, criou uma nova rede social, o Threads, elaborado para concorrer com o Twitter. Ou seja, será uma disputa entre os bilionários Mark Zuckerberg, dono do Threads, e Elon Musk, dono do Twitter, cujas ações impopulares nos últimos meses, forçando o uso pago do popular microblog, abriram espaço para a concorrência. Com inscrição simples, partindo da conta no Insta, houve uma adesão massiva no primeiro dia, em 6 de julho de 2023, incluindo as torcidas brasileiras. A partir disso, fiz um levantamento com os 30 clubes mais populares nesta estreia. Teve surpresa.
Embora o Flamengo seja o líder disparado nas cinco redes sociais mais utilizadas no futebol, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube e TikTok, o clube não terminou o dia na liderança. Nem em 2º nem em canto algum. De forma surpreendente, o rubro-negro carioca não criou um perfil oficial no Threads – que seria “@flamengo”. O curioso é que já fez a versão para os jogos eletrônicos, o @flaesports, que conseguiu angariar 16 mil seguidores. No futebol, teria ficado em 20º. Com este cenário atípico, o Corinthians ficou em 1º lugar. Isso seria óbvio, mas não a curta diferença sobre o Grêmio, de apenas 9 mil usuários (142 mil x 133 mil).
Essa vantagem apertada na disputa pela ponta aconteceu porque o Corinthians demorou várias horas a criar o seu perfil no Threads. Inclusive, o perfil do clube paulista não publicou uma mensagem sequer no primeiro dia. Esquecimento ou estratégia de comunicação? Em relação à segunda opção, seria o caso de aguardar os desdobramentos da nova rede, se vai mesmo pegar. A conferir. Analisado o Nordeste, o Sport liderou durante todo o dia, com o Fortaleza seguindo de perto. Foram os únicos da região a ultrapassar a barreira de 50 mil seguidores em 24 horas, com o leão pernambucano em 9º lugar e o leão cearense em 11º.
Eis os dados dos clubes nas primeiras 24 horas do Threads. Todos já com selo de verificação.
Mais de 100 mil
1º) 142,0 mil: @corinthians
2º) 133,0 mil: @gremio
3º) 131,0 mil: @vascodagama
4º) 126,0 mil: @saopaulofc
5º) 120,0 mil: @santosfc
6º) 105,0 mil: @atletico
De 50 mil até 100 mil
7º) 76,6 mil: @palmeiras
8º) 59,2 mil: @cruzeiro
9º) 58,0 mil: @sportrecife
10º) 56,1 mil: @scinternacional
11º) 53,9 mil: @fortalezaec
12º) 52,9 mil: @botafogo
De 10 mil até 50 mil
13º) 48,0 mil: @ecbahia
14º) 44,9 mil: @cearasc
15º) 44,5 mil: @fluminensefc
16º) 42,0 mil: @athleticoparanaense
17º) 21,5 mil: @paysandu
18º) 19,5 mil: @clubedoremo
19º) 19,2 mil: @santacruzfc
20º) 16,6 mil: @coritiba
21º) 13,2 mil: @ecvitoria
22º) 11,3 mil: @nauticope
Até 10 mil
23º) 9,4 mil: @vilanovafc
23º) 9,4 mil: @crboficial
25º) 8,8 mil: @americafcnatal
26º) 8,7 mil: @goiasoficial
27º) 8,3 mil: @pontepretaoficial
28º) 5,8 mil: @abcfc
29º) 3,5 mi: @botafogopb
30º) 1,4 mil: @csaoficial