O conselho técnico da competição aconteceu num hotel na capital. Imagem: FCF/YouTube.
O Campeonato Cearense de 2024 terá 47 jogos, repetindo a fórmula de disputa do último torneio. Com previsão para começar em 17 de janeiro e encerrar em 7 de abril, a 110ª edição terá dez participantes. E o regulamento foi aprovado pelos clubes durante o conselho técnico promovido pela FCF em 9 de outubro. Desta forma, o próximo campeão estadual fará de 9 a 11 jogos. A diferença no número de partidas está na presença nas quartas de final, pois os dois melhores colocados da primeira fase irão direto para a semifinal – veja abaixo.
O Cearense 2024 vai marcar a luta do Fortaleza pelo inédito hexacampeonato. Até hoje, o máximo alcançado foi o penta, com o Ceará entre 1915 e 1919 e o Fortaleza entre 2019 e 2023. Com as divisões nacionais dos rivais praticamente definidas no próximo ano, com as permanências do leão na Série A e do vozão na Série B, o tricolor entra como favorito para fazer história de novo – em 2023, o laion tornou-se o maior vencedor local, com 46 taças.
Vale lembrar que o título cearense é revezado pelos integrantes do Clássico-Rei há 28 anos seguidos, sendo o cenário mais polarizado do país nas últimas décadas. Em relação ao acompanhamento, o “Manjadinho” conta com dois contratos de transmissão, um até 2025, através da TV Cidade, a afiliada da Record, e outro até 2026, via streaming, com a DAZN. A tendência é que os dois grandes clubes sigam ganhando cotas de R$ 1 milhão, cada.
Os 10 clubes na disputa do Cearense 2024
O próximo Campeonato Cearense será formado pelos oito melhores colocados da primeira divisão de 2023 (Fortaleza, Ceará, Iguatu, Ferroviário, Maracanã, Atlético, Caucaia e Barbalha) e pelos dois melhores da segunda divisão (Horizonte e Floresta). A seguir, veja as quatro fases.
1ª fase (Grupos)
A fase inicial conta com dois grupos de 5 times, com enfrentamento entre as chaves em turno único – as composições ainda serão sorteadas, mas os grandes ficam em lados opostos. Os líderes seguem direto pra semi, que já corresponde à 3ª fase. O 2º e o 3º de cada chave vão às quartas.
2ª fase (Quartas)
O mata-mata começa nas quartas de final, com dois confrontos: 2A x 3A e 2B x 3B. A disputa ocorre em ida e volta. Em caso de empate, em pontos e saldo, a disputa vai para os pênaltis.
3ª fase (Semifinal)
Na semifinal, mais dois confrontos. Agora, 1A x 2A/3A e 1B x 2B/3B. A disputa também ocorre em ida e volta. Em caso de empate nos 180 minutos, vale o mesmo critério da fase anterior.
4ª fase (Final)
A decisão, também em dois jogos, mantém o critério de desempate das duas fases anteriores.
Rebaixamento – O 4º e o 5º de cada chave disputarão um quadrangular com jogos de ida e volta para definir os dois rebaixados para a Série B de 2025. Só vale a pontuação neste quadrangular.