Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

Sport 2 x 1 Ceará pelo Nordestão 2024

A comemoração rubro-negra no gol da classificação. Foto: Igor Cysneiros/Sport.

Num duelo de campeões estaduais, Sport e Ceará justificaram a expectativa de partida mais parelha nas quartas de final da Copa do Nordeste de 2024. E diga-se de passagem que foi um equilíbrio de sarrafo técnico elevado, com um grande jogo na Arena Pernambuco, que recebeu 21 mil torcedores – a capacidade ainda estava limitada pela punição do STJD ao leão.

Em 2023, os dois times decidiram o título regional na Ilha do Retiro, com o goleiro Richard brilhando para garantir o tri do vozão. Com o estádio rubro-negro fechado para reforma, o reencontro na Lampions aconteceu em São Lourenço, e por um triz não caminhou para outra disputa de pênaltis. Mas dessa vez a festa foi toda pernambucana, com a classificação suada do Sport à semifinal, onde chega pela 12ª vez em 17 participações na história da competição. Só abaixo do Bahia, que chegou pela 13ª vez ao “G4” nesta mesma quarta-feira.

Jogo quente e parelho até o apito final

No confronto entre o 1º lugar e o 4º lugar do Grupo A, o mando de campo, tão batalhado na justiça desportiva, acabou sendo importante. A atmosfera de pressão na arquibancada foi visível. Assim, não deixou qualquer possibilidade de marasmo por parte do Sport, como já se viu em alguns jogos na temporada. Em campo, o 1º tempo foi ritmo intenso até o fim, com o leão tendo as melhores chances, com direito a 7 x 3 no scout de finalizações certas.

Porém, o time ia parando em Richard, de novo, e na trave, em duas oportunidades. Até que o lateral-esquerdo Felipinho acertou um chutaço de fora da área aos 43 minutos, valendo a vantagem inicial. Daquele período, abordo também a confusa arbitragem de Afro Rocha de Carvalho, que demorou a controlar o jogo disciplinarmente. No 2º tempo, Mancini conseguiu deixar o Ceará mais perigoso, com a saída de bola rápida e bem trabalhada, além da noite inspirada de Pulga. Após insistir algumas vezes pelo lado esquerdo, o empate saiu com Recalde finalizando bem um cruzamento rasteiro. Embora o visitante tivesse equilibrado as ações, o Sport parecia mais inteiro. Mas precisou assimilar o golpe depois do gol.

Leão segue mostrando força na Copa do Nordeste

Como de praxe, Soso foi mexendo, mexendo e mexendo, sempre buscando novas composições no ataque, com direito a jogadores nem tão utilizados, como Ortiz e Pablo Dyego. No fim do clássico regional, já aos 46 minutos, na base de força, uma rápida trama achou o centroavante improvável. O zagueiro Rafael Thyere, que marcou o primeiro gol do Sport nas finais do Pernambucano, finalizou com um chute seco para vencer o monstruoso goleiro do Ceará. Foi o gol da vitória do Sport por 2 x 1, que eliminou o atual campeão do Nordestão e colocou o bicampeão pernambucano na terceira semifinal seguida, fora a premiação de R$ 735 mil. Abaixo, veja todos os gols.

Ah, o eletrizante confronto nas quartas ainda vai acontecer duas vezes na Série B. Pela bola nesta noite, Sport e Ceará vão competir à vera pelo acesso. Há qualidade. Ao Sport, por enquanto, resta esperar por Fortaleza ou Altos. Nos dois anos anteriores, o Sport só parou na decisão da Copa do Nordeste. Com tanta experiência adquirida nas últimas edições, e agora com a Arena Pernambuco 100% liberada a partir da próxima fase, o Sport volta a sonhar com a glória máxima da região, com um tetracampeonato que teima em não chegar.

Escalação do Sport, 2 (melhores: Thyere, Ruiz e Ortiz)
Caíque França; Pedro Lima, Rafael Thyere, Luciano Castán e Felipinho; Felipe (Pedro Martins), Fabricio Domínguez (Chrystian Barletta) e Alan Ruiz; Lucas Lima (Tití Ortíz), Romarinho (Pablo Dyego) e Gustavo Coutinho (Zé Roberto). Técnico: Mariano Soso

Escalação da Ceará, 1 (melhores: Richard e Pulga)
Richard; Raí Ramos, Matheus Felipe, David Ricardo e Matheus Bahia; Richardson (Recalde), Lucas Mugni (Guilherme Castilho) e Lourenço; Erick Pulga, Saulo Mineiro (Jean Irmer) e Aylon (Janderson). Técnico: Vagner Mancini

Histórico geral de Sport x Ceará

69 jogos (todos os mandos)
30 vitórias rubro-negras (43,4%)
19 empates (27,5%)
20 vitórias alvinegras (28,9%)

Leia mais sobre o assunto
Estudo aponta Sport e Ceará entre os 25 clubes mais valiosos do Brasil; veja o ranking

Abaixo, assista aos gols de Felipinho, Recalde e Rafael Thyere, este já nos acréscimos.


Compartilhe!