Dirigentes ao redor da taça do Campeonato Baiano de 2024 durante o arbitral. Foto: Celo Gil/FBF.
Pela 7ª vez seguida, o Campeonato Baiano terá a mesma fórmula de disputa. Ou seja, com dez clubes, turno único na primeira fase e mata-mata com semifinal e final. A definição saiu no conselho técnico promovido pela FBF em 30 de outubro, que contou com a presença de representantes de todos os times. Descrito como o “mais antigo campeonato estadual do Norte/Nordeste”, o que é verdade, pois começou em 1905, o “Baianão 2024” terá 51 jogos e previsão de transmissão de todos através da TVE. Em 2023 foram 46 transmissões ao vivo.
Emissora estatal ligada ao Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, a TVE exibiu as últimas três edições. O canal desbancou a Rede Bahia, a afiliada da Rede Globo no estado, em 2021, conseguindo obter renovações de contrato desde então. A ideia é seguir replicando o sinal da tevê aberta para o restante do país pelo perfil no YouTube, havendo ainda a possibilidade de transmissão nacional em parceria com a TV Brasil. Como já foi nesta temporada, com 578 mil telespectadores fora da Bahia durante o Ba-Vi na Fonte Nova.
Ainda sobre a 121ª edição do Campeonato Baiano, a bola vai rolar de 14 de janeiro a 7 de abril, com as taxas de arbitragens bancadas inteiramente pela federação local, além da garantia do uso do árbitro de vídeo já na semifinal. Antes, o VAR era assegurado só na decisão. Em 2023, lembrando, o Bahia conquistou o 50º título de sua história.
Os 10 clubes na disputa do Baiano 2024
O Estadual será formado pelos oito melhores da primeira divisão de 2023 (Bahia, Jacuipense, Itabuna, Juazeirense, Bahia de Feira, Vitória, Barcelona de Ilhéus e Atlético de Alagoinhas) e pelos dois melhores da segunda divisão (Jequié e Jacobina). A seguir, veja as três fases.
1ª fase (Turno)
Os dez clubes se enfrentam em turno único, totalizando nove rodadas. Os quatro melhores colocados avançam à semifinal e os dois piores serão rebaixados à segunda divisão de 2025.
2ª fase (Semifinal)
A semifinal será formada com o seguinte chaveamento: 1º x 4º e 2º x 3º. Os confrontos serão em ida e volta, com o mando de campo do segundo jogo pertencendo ao time de melhor campanha. Em caso de igualdade nos 180 minutos, a disputará irá para os pênaltis.
3ª fase (Final)
A decisão, também em dois jogos, mantém o critério de desempate da fase anterior. Apenas o campeão baiano terá vaga direta na Copa do Nordeste de 2025. Já o vice garante, pelo menos, um lugar na seletiva regional. Sobre a Copa do Brasil, as vagas são do 1º, 2º e 3º.