Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

Conselho técnico do Pernambucano 2024

A reunião aconteceu na sede da FPF, no bairro da Boa Vista. Foto: Rayane Domingos/NE45.

Com dez participantes, o Campeonato Pernambucano de 2024 terá três clubes a menos em relação à arrastada edição de 2023. A redução aconteceu visando a adequação, ainda que parcial, ao calendário da CBF, mas não diminuiu tanto assim o tamanho da competição. O conselho técnico na sede da federação, em 13 de novembro, contou com representantes de todos os times e definiu o novo modelo. Se em 2023 o campeão teve que disputar 15 jogos, agora, em 2024, o futuro campeão estadual fará 13 ou 14 jogos.

Sobre os dois cenários possíveis, a diferença está em disputar ou não as quartas de final. Por sinal, o mata-mata passou de 4 para 5 datas, já que a semifinal volta a ser em ida e volta após seis anos. Por sinal, a 110ª edição do Campeonato Pernambucano está com “data prevista de iniciar na primeira quinzena do mês de janeiro e terminar na primeira semana do mês de abril”. Pelo calendário nacional, seriam no máximo 13 datas para o PE, de 17 de janeiro a 7 de abril. Pois é, nem mesmo enxugando a participação foi possível.

Em relação à transmissão na televisão, o Pernambucano 2024 será exibido pela Rede Globo para todo o estado, com a parceria chegando a 25 anos consecutivos. Já o pay-per-view segue em negociação. Em 2023, lembrando, o Sport conquistou o seu 43º título.

Os 10 clubes na disputa do Pernambucano 2024

O Estadual será formado pelos nove melhores colocados da primeira divisão de 2023 (Sport, Retrô, Petrolina, Salgueiro, Náutico, Santa Cruz, Central, Porto e Maguary) e pelo campeão da segunda divisão (Afogados). Ao todo, serão 53 jogos. A seguir, veja um resumo das quatro fases.

1ª fase (Turno)

Os dez clubes se enfrentam em turno único, totalizando nove rodadas. Os dois melhores vão direto à semifinal e os classificados do 3º ao 6º vão para as quartas, enquanto os dois piores serão rebaixados à segunda divisão de 2025. Este último ponto é uma novidade, pois a A1 vinha rebaixando para a A2 do mesmo ano, caso do Afogados, que caiu e subiu em 2023.

2ª fase (Quartas)

O mata-mata começa nas quartas de final, com dois confrontos: 3º x 6º e 4º x 5º. A disputa será em jogo único, com mando de campo para o melhore colocado. Em caso de empate, pênaltis.

3ª fase (Semifinal)

Na semifinal, mais dois confrontos. Num lado, 1º x 4º ou 5º. No outro, 2º x 3º ou 6º. Esta fase será em ida e volta, com o segundo jogo com mando do líder e do vice-líder. Em caso de igualdade nos 180 minutos, em pontos e saldo de gols, pênaltis.

4ª fase (Final)

A decisão, também em duas partidas, mantém o critério de desempate da fase anterior. Inclusive, tendo direito ao mando de campo na volta – logo, não será uma decisão da FPF, evitando polêmica. Apenas o campeão pernambucano de 2024 terá vaga direta na Copa do Nordeste de 2025. Já o vice garante, pelo menos, um lugar na seletiva regional.

Vagas na Série D e Copa do Brasil de 2025

O Campeonato Pernambucano de 2024 vai distribuir cinco vagas para competições nacionais de 2025. São duas para o Brasileiro da Série D, para os dois melhores colocados da 1ª fase, excetuando Sport e Náutico (que já estão em divisões acima), e três na Copa do Brasil. Nesta, as vagas são para o campeão, para o vice e para semifinalista de melhor campanha na 1ª fase.


Compartilhe!