Após 13 anos, o Correio* fez a “continuação” da manchete. O que você achou?
Sem surpresa, o título do Vitória na Série B de 2023 foi a manchete dos principais jornais de Salvador. Tanto o Correio* quanto A Tarde estamparam o rubro-negro na capa, mas com ideias bem distintas. A edição do A Tarde publicou uma foto de torcedores do clube celebrando a conquista na capital baiana, após o apito final em Campinas, enquanto o Correio* buscou na sua própria história a inspiração para a primeira página do dia. Vamos lá.
Em 2010, o Vitória chegou à decisão da Copa do Brasil pela primeira vez, mas acabou sendo superado pelo Santos de Neymar. No jogo de ida, perdeu na Vila Belmiro por 2 x 0. Na volta, no Barradão, até venceu, mas o placar de 2 x 1 foi insuficiente. A manchete foi dura. Além do “Vice” garrafal, a desejada estrela caindo do escudo e remetendo a outro vice, o da Série A de 1993, numa final contra o Palmeiras. Aquela capa em 2010 chegou a ser elogiada por críticos especializados, mas enfureceu parte da torcida do Vitória. Creio que com certa razão.
A publicação virou meme, com a torcida do Bahia reproduzindo bastante desde então. Até que veio uma nova oportunidade para os editores do periódico, em 2023. O título antecipado e incontestável do Vitória fez o jornal ser preciso na volta por cima 13 anos depois: “A capa que a gente sempre quis”, com a estrela fazendo o caminho oposto, até o topo. O texto na página gráfica não faz qualquer referência à edição de 2010, mas trata o leitor mais atento com respeito e ainda impulsiona uma parcela do público que não tinha este parâmetro. O suposto vacilo anterior tornou-se um “easter egg”. Ficou bem legal.
Leia mais sobre o assunto
Vitória conquista a Série B e garante prêmios milionários; 13º campeão nacional do NE
Abaixo, veja as capas do Correio em 2010 e 2023 e também a versão do A Tarde de 2023.
Capa do “Correio” em 05/08/2010
Vice: “O sonho da estrela foi mais uma vez adiado. O Vitória guerreiro ganhou por 2 x 1, mas não levou: Santos campeão”
Capa do “Correio” em 15/11/2023
A capa que a gente sempre quis: “Pode soltar o grito, torcedor, pois o Vitória é campeão brasileiro da Série B. O primeiro título nacional veio após o Criciúma empatar em 1 x 1 com o Guarani, ontem. Uma conquista histórica para sacramentar renascimento do clube após cinco doloridos anos longe da elite. É hora de extravasar, fazer Carnaval fora de época e aguardar a taça ser entregue no próximo sábado, contra o Sport, no Barradão. Vai ter estrela? Essa decisão é exclusiva dos rubro-negros. Mas de uma coisa podemos ter certeza: merece, afinal, 2023 será sempre lembrado pelo brilho de uma torcida que nunca deixou de acreditar. É CAMPEÃO!”
Capa do “A Tarde” em 15/11/2023
Vitória quebra tabu e é campeão nacional: “Sem jogar, empate do Criciúma, ontem, garantiu o título; conquista garante leão na 3ª fase da Copa do Brasil”