As reformas dos campos particulares começaram em dezembro. Fotos: clubes/divulgação.
Paralelamente à necessária remontagem dos elencos, Náutico, Santa Cruz e Sport também vêm trabalhando na reforma dos gramados dos seus estádios para a temporada de 2024, todos em estágios bem diferentes. Nos Aflitos, além de um novo corte, a direção viabilizou a aplicação de areia, adubo e herbicida. Já no Arruda foi feita uma revisão nos sistemas de drenagem e irrigação, seguindo para o nivelamento do campo. Esses dois estádios serão utilizados, em jogos oficiais, já na primeira quinzena de janeiro.
O time coral receberá o Maguary no dia 10, enquanto o timbu jogará em casa contra o Salgueiro no dia 14, ambos pela primeira rodada do Campeonato Pernambucano. Já a Ilha do Retiro ficará ausente por uns meses. O Sport deu início a uma reforma completa do campo, que vai trocar até as camadas do solo abaixo da grama – que, naturalmente, será inteiramente nova. Ao todo, serão 7.500 m³ de material retirado, contendo ainda brita, areia e argila. A ideia do clube é finalizar a obra, que inclui ainda um novo sistema de refletores, até abril, já visando a Série B – que está marcada para começar no dia 20.
Até lá, os rubro-negros serão mandantes na Arena Pernambuco, junto ao Retrô. Abaixo, um resumo dos três grandes sobre as suas respectivas obras. Saindo do trio de ferro, também houve reforma no campo do Lacerdão e no estádio de São Lourenço da Mata. Todos têm as mesmas dimensões, com 105 metros de comprimento por 68 metros de largura. Vamos ver então como será a qualidade das canchas, pois em 2023 a turma ficou devendo bastante…
Leia mais sobre o assunto
Tabela do Pernambucano 2024 traz atual campeão com mando na Arena PE; veja
Náutico em 3 de dezembro
“O gramado dos Aflitos tá feio, mas é por uma boa causa. Estamos trabalhando na restauração da nossa grama. Esse processo acontece após o fim de cada temporada e envolve uma série de ações. O gramado está sendo cortado para, em seguida, receber a aplicação de areia, herbicida e adubo. Este processo é importante para que tenhamos um gramado em plenas condições para receber nossos jogos em 2024.”
Ver essa foto no Instagram
Sport em 5 de dezembro
“O Sport Club do Recife iniciou a retirada do gramado da Ilha do Retiro. A iniciativa marca o começo da reforma completa do campo de jogo do estádio, que envolve ainda a troca do solo argiloso e a chegada e inserção da nova grama. Todo esse processo tem previsão de ser finalizado em abril de 2024. A reforma do gramado da Ilha do Retiro faz parte das melhorias a serem realizadas no estádio, a fim de tornar mais moderno e qualificado o campo de jogo do clube. Além disso, trata-se de um desejo antigo do Sport, inserido no planejamento de intervenções para valorizar o patrimônio rubro-negro.”
Ver essa foto no Instagram
Santa Cruz em 22 de dezembro
“Passada a etapa de revisão no sistema de irrigação e de drenagem, erradicação de invasoras e ervas daninhas, começou a etapa de corte radical e nivelamento do gramado do mundão do Arruda. Chega logo, dia 10!”
Ver essa foto no Instagram
A seguir, assista ao vídeo com a explicação de Jaime Barbosa, o engenheiro responsável pela Arena Pernambuco, sobre a qualificação do gramado para a próxima temporada. A tendência é que o estádio da Copa do Mundo de 2014 tenha uma utilização em jogos maiores bem acima da média dos últimos anos. Somente na primeira fase do Estadual serão dez partidas, sendo cinco do Sport e cinco do Retrô, fora os quatro jogos iniciais do leão pela Copa do Nordeste.