A torcida optou pela melhora da estrutura interna para o público. Arte: Santa Cruz/Instagram.
Através de um financiamento coletivo, o Santa Cruz irá reformar os banheiros das arquibancadas do Arruda. Alvo da arrecadação, a própria torcida coral escolheu o destino do dinheiro, votando numa enquete feita pelo perfil do clube no Twitter. Com 44,2% dos 3 mil votos computados, a reforma dos sanitários superou outras três opções, uma nova fachada na sede (25,9%), repasse ao futebol (24,8%) e outras opções (5,1%). Neste último caso, o torcedor precisava comentar a ideia – a acessibilidade foi uma das sugestões.
Durante a apresentação da enquete, cuja votação que ficou no ar por 24 horas, o Santa disse o seguinte: “Torcedor, atendendo ao seu pedido, lançamos uma campanha de financiamento coletivo com transparência em tempo real. Queremos saber sua opinião sobre onde investir o dinheiro arrecadado. Juntos, construímos o futuro do Santa Cruz”. Gestor de comunicação do clube, Bruno Reis diz que o Santa vai fazer a “maior campanha de financiamento coletivo do futebol brasileiro”, embora ainda não tenha sido divulgada a primeira meta. Segundo o clube, haverá uma divulgação regular da utilização dos recursos, com entradas e saídas.
Uma releitura do Pix Coral
Sobre o resultado final da enquete, acho que é, sim, uma prioridade no estádio – inclusive foi o meu voto. Liberado para 44 mil torcedores, embora a capacidade máxima seja de 60 mil, o Arruda não oferece boas condições para o público. Nesta questão de higiene, a queixa antiga existe tanto nos banheiros femininos quanto nos masculinos. Ainda que a torcida siga presente no Mundão independentemente da estrutura oferecida, e os dois primeiros jogos de 2024 com mais de 10 mil pessoas mostram isso, é preciso atacar esse problema.
Esta pode ser a primeira vez em que a própria direção tricolor organiza um financiamento coletivo, mas não é a primeira vez que isso acontece no clube. Em maio de 2022, num movimento que partiu de torcedores, o “Pix Coral” arrecadou R$ 188 mil. Aquela verba foi utilizada para pagar quatro meses de salários atrasados de funcionários do clube.
Leia mais sobre o assunto
Mesmo com fiasco, Santa cresce entre os jovens; veja as maiores torcidas até 24 anos
Abaixo, a publicação sobre a enquete, já com os resultados finais.
Torcedor, atendendo ao seu pedido, lançamos uma campanha de financiamento coletivo com transparência em tempo real. Queremos saber sua opinião sobre onde investir o dinheiro arrecadado.
Juntos, construímos o futuro do Santa Cruz! 🐍🏟️Escolha uma opção:
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) January 16, 2024