Coutinho e Ruiz, dois dos destaques do jogo em São Lourenço. Foto: Paulo Paiva/Sport.
Num calendário intercalado entre Pernambucano e Copa do Nordeste, o Sport voltou às atenções à disputa local e goleou o Central por 4 x 1, na Arena Pernambuco. Com 18 pontos em 21 disputados, o leão tem um aproveitamento de 85,7% e segue na liderança isolada da primeira fase, restando apenas duas rodadas. Diante de 6.818 torcedores, o time foi a campo com uma formação alternativa, mantendo três titulares da partida em Salvado: Caíque, Vilhena e Coutinho. Escalação suficiente para ser favorito contra a patativa.
No 1T, mesmo sem uma atuação consistente, criou as melhores chances e exigiu bastante do goleiro Chapa. No 2T, o técnico Mariano Soso fez duas alterações determinantes para o resultado. Acionou Romarinho, que desta vez jogou na ponta direita, e o meia Alan Ruiz, que havia até ficado fora da relação contra o Bahia. Saíram Vilhena (que foi participativo) e Arthur Caíke (abaixo). Com o Sport reconfigurado, o jogo foi resolvido em 20 minutos.
Quatro gols com a presença do camisa 10
Através do drible, Romarinho quebrou a linha adversária com facilidade, aumentando o volume ofensivo. Num degrau acima, Ruiz participou diretamente de todos os gols do Sport. Foram três assistências, cruzando para Lucas Ramon (titular no lugar de Pedro Lima, poupado), Gustavo Coutinho (4º gol em 2024) e Renzo (que marcou também no duelo em 2023), e depois ainda finalizou de fora da área e fez o seu – abaixo, veja os quatro gols.
Há quatro partidas sem vencer e agora em 5º lugar, o alvinegro marcou depois com Pirambu. Insuficiente para evitar a goleada numa partida que teve vaias no intervalo e celebração leonina no fim. Mantendo a pegada no Estadual, agora é hora de virar a chave mais uma vez. Na sexta-feira, já com o Carnaval devidamente aberto no Recife, o Sport receberá o Treze no mesmo local, pela Lampions. Após oito escalações diferentes em oito jogos oficiais na temporada, é difícil prever os onze titulares de Soso na segunda rodada do Nordestão. Ainda mais com algumas peças aproveitando bem os jogos com times mais alternativos…
Escalação do Sport, 4 (melhores: Ruiz e Romarinho)
Caíque França; Lucas Ramon, Renzo, Rafael Thyere e Rosales; Fabinho (Lucas André), Pedro Vilhena (Alan Ruiz), Italo e Paulinho (Pablo Dyego); Arthur Caike (Romarinho) e Gustavo Coutinho (Zé Roberto). Técnico: Mariano Soso
Escalação do Central, 1 (melhor: Chapa)
Chapa; Peixoto, Doni, Lucão (Luciano Grafite) e Mamute; Edy, Moacir, Erivélton e Murilo Rangel (Jardel); Zé Arthur e Pirambu. Técnico: Mauro Fernandes
Histórico geral de Sport x Central
272 jogos (todos os mandos)
181 vitórias rubro-negras (66,5%)
62 empates (22,7%)
29 vitórias alvinegras (10,6%)
Leia mais sobre o assunto
Folhas dos elencos do Pernambucano 2024 custam cerca de R$ 5 milhões; veja valores
Abaixo, assista aos quatro gols do Sport na noite na qual o meia argentino brilhou na Arena.