O atacante Gilvan festeja o gol da vitória coral no sábado. Foto: Rafael Melo/Santa Cruz.
Diante do maior público no Lacerdão neste PE, com 5.880 torcedores, ou 98% da carga de 6 mil, Santa Cruz venceu o Central numa tarde de bastante equilíbrio em campo. Na posse de bola, Central 51% 49% Santa. Nas finalizações, Central 15 x 14 Santa. Ao time visitante, a vantagem foi no número de chutes certos, com 5 x 4. Essa margem mínima acabou sendo determinante para o placar favorável aos tricolores, que fizeram 1 x 0. A vitória veio mesmo com uma escalação bastante mexida, com o Santa já pensando no jogo das quartas.
Disputa pela vaga no Brasileiro
Num jogo de poucas chances claras, a vitória do time da capital veio aos 27 do 2º tempo, quando Gilvan pegou um rebote muito ruim de Chapa e definiu – veja abaixo. Indo adiante, falando das quartas de final, os dois times voltam a se enfrentar já no próximo sábado. Desta vez num confronto importantíssimo, que poderá valer vaga na Série D de 2025.
O Santa terminou a primeira fase em 4º lugar, com 19 pontos (6V, 1E e 2D), enquanto o Central acabou em 5º lugar, com 12 pontos (3V, 2E e 3D). Em termos de momento, os corais somaram 10 pontos dos últimos 12 disputados, com a patativa em baixa na competição, com seis jogos de jejum. O vencedor do duelo entre o 4º e o 5º pegará o Sport na semifinal.
Santa completa 20 jogos sem derrota no duelo
Com o resultado, o Santa chegou a 20 jogos sem derrota neste tradicional duelo contra o Central, todos pelo Pernambucano. São 14 vitórias e 6 empates. A última vitória caruaruense foi há 13 anos, em 9 de fevereiro de 2011, quando fez 3 x 0 no Arruda. Faz tempo.
Escalação do Central, 0
Wadson Chapa; Edy (Luciano Grafite), Pedro Gustavo (Leandro Costa), Doni e Alan Pires;Wisney, Henrique (Jardel), Erivélton, Moacir e Murilo Rangel; Júnior Pirambu (Joelson). Técnico: Marcinho Guerreiro
Escalação do Santa Cruz, 1
William; Wellisson, Paulo César, Rafael Pereira e Juan Tavares (João Victor); Henrique Lordelo, Lucas Siqueira e Matheus Melo (Felipe Cardoso); João Pedro (Carlos Henrique), Thiaguinho e Gilvan (Gabriel Cardoso). Técnico: Itamar Schulle
Histórico geral de Central x Santa Cruz
296 jogos (todos os mandos)
175 vitórias tricolores (59,1%)
77 empates (26,0%)
44 vitórias alvinegras (14,8%)
Leia mais sobre o assunto
Folhas dos elencos do Pernambucano 2024 custam cerca de R$ 5 milhões; veja valores
Abaixo, assista ao gol de Gilva, que deu a vitória ao Santa no Lacerdão.
O gol tricolor, o gol de Gilvan! 🐍⚽️ pic.twitter.com/HUaN1bC4ar
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) February 24, 2024