Lucas Lima segue sendo um dos poucos com lucidez no ataque. Foto: Paulo Paiva/Sport.
Em um confronto confronto direto pelo G4 na Arena Pernambuco, neste sábado, Sport e América Mineiro empataram em 1 x 1. Melhor para o time visitante, que pouco atacou e ainda assumiu a liderança provisória da Série B. Já o rubro-negro, com apenas 4 finalizações certas entre as 14 tentativas, até ganhou uma posição na tabela, subindo de 4º para 3º lugar, mas irá perdê-la no domingo após o confronto entre Vila Nova e Avaí. E no desfecho da rodada, na quarta-feira, poderá até sair do G4 caso Operário x Goiás tenha um vencedor. Ou seja, ainda que o adversário nesta noite também fosse um dos principais concorrentes no Brasileirão, o resultado foi ruim para o momento do clube.
Desempenho em casa é pior que 2022 e 2023
Afinal, o Sport segue sem deslanchar atuando em São Lourenço da Mata nesta Série B. Com a Ilha do Retiro fechada para a troca do gramado e dos refletores, todos os mandos do Sport foram levados ao estádio da Copa do Mundo de 2014. Considerando o desempenho nesta Segundona, já foram 7 jogos, com 4 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. O Leão somou 13 dos 21 pontos disputados, o que dá um aproveitamento de 61%. É um dado baixo para jogos em casa, sobretudo para quem mira o objetivo principal da competição.
Hoje, o time de Mariano Soso tem apenas a 13ª campanha entre os mandantes. Em 2019, em seu último acesso à elite, o Sport só perdeu uma vez em 19 partidas em casa. Nas duas últimas temporadas, quando terminou a Série B na modesta 7ª colocação, o clube também teve números bem superiores. Em 2022 foram 13V, 5E e 1D, com 77% dos pontos, enquanto em 2023 foram 13V, 4E e 2D, com 75% dos pontos. Haja diferença.
A solução passa por Vini Faria?
A queda no futebol é evidente, pela ausência de peças, como os laterais Felipinho (machucado) e Pedro Lima (vendido), e pela redução na intensidade. Ainda que este segundo quesito tenha sido retomado no 2º tempo contra o América, a falta qualidade gritou depois. Aos 28 minutos, de um jogo que se estenderia até os 51 minutos, Soso acionou Vini Faria.
Foi mais uma entrada sem lastro por e mais atuação abaixo da crítica, desta vez perdendo um gol na pequena área aos 46 minutos – seria a virada. Antes mesmo do apito final o atacante da camisa 14 já estava sendo vaiado por boa parte dos 17 mil torcedores presentes. Vini foi mal, mas não chegou a ser o pior em campo, até porque a falha de Caíque França no gol sofrido no 1º tempo foi incrível, mas a sua presença em campo diz bastante. Mirando o G4, um ataque com Vini Faria dificilmente baterá a meta.
Escalação do Sport, 1 (piores: Caíque, Barletta e Vini)
Caíque França; Roberto Rosales (Fábio Matheus), Luciano Castán, Alisson Cassiano e Chico (Riquelme); Fabricio Domínguez, Felipe e Lucas Lima; Chrystian Barletta (Gustavo Coutinho), Tití Ortiz (Vinícius Faria) e Zé Roberto (Dieguinho). Técnico: Mariano Soso
Escalação do América-MG, 1
Elias; Mateus Henrique (Flávio), Ricardo Silva, Éder e Marlon; Alê, Juninho (Gustavinho) e Moisés (Felipe Amaral); Adyson (Wallisson), Brenner (Renato Marques) e Fabinho (Felipe Azevedo). Técnico: Cauan de Almeida
Histórico geral de Sport x América-MG
28 jogos (todos os mandos)
10 vitórias rubro-negras (35,7%)
8 empates (28,5%)
10 vitórias mineiras (35,7%)
Leia mais sobre o assunto
A tabela do Sport na Série B do Brasileirão 2024, com 38 jogos e transmissões na TV
Abaixo, veja os gols do empate, um com falha de Caíque e outro na cabeçada de Fabrício.
Dois gols de cabeça para definir o placar na Arena de Pernambuco. ⚽ Na briga pelo G4, @sportrecife e @AmericaFC1912 ficaram no empate. pic.twitter.com/yp9PzaCOyv
— Brasileirão Betnacional – Série B (@BrasileiraoB) July 13, 2024