Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

Os 16 clubes do Brasileirão Feminino A1 de 2025

Eis os clubes em busca do troféu da primeira divisão do futebol feminino. Imagem: CBF/Twitter.

Com uma rodada de antecedência, a zona de rebaixamento do Brasileirão Feminino de 2024 foi definida com Santos (13º), Botafogo (14º), Kindermann (15º) e Atlético-MG (16º). Ainda que reste todo o mata-mata da Série A1 para definir o campeão nacional, com as “brabas” do Corinthians em busca do 5º título consecutivo, já é possível conferir as configurações das duas principais divisões da categoria na temporada de 2025. Afinal, as Séries A2 e A3 já tinham sido encerradas, com as conquistas de Bahia e Vasco, respectivamente.

Apesar de ter uma quantidade de clubes inferior ao torneio masculino, com 16 x 20, o número de rebaixamentos e acessos é o mesmo entre homens e mulheres, com quatro em cada divisão. Ou seja, a disputa feminina é bastante difícil, com a queda de 1/4 dos participantes. Nesta ciranda, Bahia e Sport conseguiram voltar à elite, com o Nordeste figurando na Série A1 após um ano de ausência. Na Segundona, a região será representada por Fortaleza, que bateu na trave para subir, e Vitória, que obteve o acesso na Terceirona.

Todas as regiões representadas na elite

No próximo ano, a Série A1 terá a presença das cinco regiões do Brasil, sendo 9 times do Sudeste, 3 do Sul, 2 do Nordeste, 1 do Centro-Oeste e 1 do Norte. A Série A2 também está espalhada nas cinco regiões, mas tendo um concentração menor no Sudeste. Serão 6 times da região mais rica. O torneio também terá 3 times do Centro-Oeste, 3 do Norte, 2 do Nordeste e 2 do Sul – veja as duas listas abaixo. Na primeira divisão, o calendário mínimo é de 15 jogos, chegando a 21 para os dois finalistas, enquanto na segunda divisão a tabela mínima tem 7 partidas, chegando até 13 para os dois finalistas.

Vale pontuar que a Série A3 do Brasileirão Feminino, criada há apenas três anos, terá 32 clubes, com representantes de todos os estados, com a classificação via Estaduais – além dos quatro rebaixados da A2. Essa lista segue indefinida. A última divisão costuma ser no formato de confrontos eliminatórios, com mínimo de 2 jogos e máximo de 10.

Os 16 participantes da Serie A1 de 2025

3B (AM), América (MG), Bahia (BA), Bragantino (SP), Corinthians (SP), Cruzeiro (MG), Ferroviária (SP), Flamengo (RJ), Fluminense (RJ), Grêmio (RS), Internacional (RS), Juventude (RS), Palmeiras (SP), Real Brasília (DF), São Paulo (SP) e Sport (PE)

Os 16 participantes da Serie A2 de 2025

Ação (MT), Athletico (PR), Atlético (MG), Botafogo (RJ), Fortaleza (CE), JC (AM), Kindermann (SC), Minas Brasília (DF), Mixto (MT), Paysandu (PA), Remo (PA), Santos (SP), São José (SP), Tabauté (SP), Vasco (RJ) e Vitória (BA)

Leia mais sobre o assunto
Com 3 estádios do NE, o Brasil será a sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

Ranking Feminino de 2024 traz Bahia em 15º e Sport em 27º; veja o 50 melhores

PE Feminino terá 6 clubes e recorde de jogos em 2024. Clássico dos Clássicos de novo?


Compartilhe!