Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

Brasiliense (2) 1 x 0 (3) Retrô na Série D

O Retrô estará entre os 60 principais times do país no próximo ano. Foto: Retrô/Instagram.

Em uma campanha extremamente “copeira”, o Retrô conquistou o tão sonhado acesso na Série D. Em sua quarta participação no Campeonato Brasileiro, a Fênix de Camaragibe subiu após três classificações consecutivas na disputa de pênaltis. Após avançar em 2º lugar no Grupo A4, com 26 pontos, o time encarou o América de Natal na 2ª fase. Após dois empates, vitória da Fênix por 7 x 6 no desempate. Depois, na 3ª fase, eliminou o Manaura. Cada time venceu por 2 x 0 jogando em casa, com o Retrô fazendo 4 x 1 nas penalidades lá em Manaus.

Assim, enfim chegou nas quartas de final, no mata-mata do acesso. Diante do favorito Brasiliense, o Retrô venceu por 1 x 0 na Arena Pernambuco, sendo apoiado 7.184 torcedores, e acabou derrotado pelo mesmo placar na Boca do Jacaré. Teve que encarar os pênaltis de novo. Àquele altura, porém, a confiança no ágil goleiro Darley já era considerável.

Terceira classificação seguida nos pênaltis

Nas penalidades, o goleiro foi o nome de novo. Darley defendeu duas cobranças e definiu o triunfo por 3 x 2, que coloca o clube na terceira divisão nacional pela primeira vez em sua curta história. Naquele instante, o lance mais importante da história do Retrô foi visto por 35 mil pessoas na transmissão no YouTube. Semifinalista, o clube chega ao “G4” com 20 jogos, tendo 10 vitórias, 4 empates e 6 derrotas, com 25 gols marcados e 16 gols sofridos.

Agora, o time do Grande Recife irá encarar a Itabaiana de Sergipe por um lugar na decisão. Em 15 anos de Série D, este foi só o 3º acesso obtido por um clube pernambucano. Os anteriores foram em 2011, com o Santa Cruz, e em 2013, com o Salgueiro. Ao todo, um aproveitamento de apenas 7,5% sobre as 40 campanhas locais entre 2009 e 2024.

Cinco anos para iniciar a escalada no Brasileirão

Após profissionalizar o departamento de futebol em 2019, o Retrô conseguiu o acesso à primeira divisão do Campeonato Pernambucano no mesmo ano. Logo após aquela Série A2, em novembro, o presidente (e dono) do Retrô, Laércio Guerra, disse, em entrevista ao Diario de Pernambuco, que o clube tinha como meta disputar a final do Estadual já em 2020 e conseguir o acesso à Série B até 2024. Eram marcas ambiciosas e que seriam conferidas com o tempo. Ainda que não tenha cumprido o primeiro prazo, o clube-empresa de Camaragibe realmente mostrou força no âmbito local, sendo vice-campeão em 2022 e 2023.

Já no Brasileirão a estrada foi mais sinuosa. Inicialmente, o objetivo era disputar a Série D em 2021 e obter dois acessos em no máximo três temporadas. Ocorre que o regulamento cruel da Série D, com a necessidade de avançar em três mata-matas, mostrou que o clube teria que ter paciência. E teve mesmo. Após a pandemia da Covid-19, o Retrô voltou aportar mais dinheiro no elenco profissional – à parte da estrutura, que vem sempre crescendo. Em 2024, por exemplo, começou a temporada com uma folha de R$ 700 mil, só abaixo do Sport no PE.

Do futebol retrô para o futebol copeiro

Após três tentativas frustradas na 4ª divisão, incluindo uma na qual teve a melhor campanha da primeira fase, em 2022, o Retrô mudou a característica do seu futebol. Trouxe o técnico Itamar Schulle, afeito a times reativos, manteve os principais atletas, como Fernandinho e Franklin Mascote, e investiu num goleiro, posição que era mesmo um problema. Deu certo.

Leia mais sobre o assunto
O design do futuro estádio do Retrô, com investimento de até R$ 20 milhões; veja imagens

Retrô é um dos sete nordestinos com Certificado de Clube Formador em 2024; veja lista

Temporadas profissionais do Retrô

2019: Estadual A2 (2º)
2020: Estadual A1 (5º)
2021: Estadual A1 (7º), Série D (32º) e Copa do Brasil (2ª fase)
2022: Estadual A1 (2º), Série D (17º) e Nordestão (preliminar)
2023: Estadual A1 (2º), Série D (10º), Copa do Brasil (2ª fase) e Nordestão (preliminar)
2024: Estadual A1 (3º), Série D (semifinal*), Copa do Brasil (2ª fase) e Nordestão (preliminar)
2025: Estadual A1, Série C, Copa do Brasil e Nordestão (todos a disputar)

Abaixo, assista à festa do time do Retrô após a vaga conquistada fora de casa. Parabéns!


Compartilhe!