As recentes versões femininas de Sport, Fortaleza, Náutico e Bahia. Fotos: clubes/divulgação.
Após dois anos do modelo “Daronco”, o Sport repaginou o seu tradicional mascote Léo. O leão, que tinha pouca mobilidade, ganhou um tamanho mais natural, além de um visual mais próximo ao dos mascotes do futebol na atualidade. Outra novidade do clube foi o lançamento de uma versão feminina, Nina. Sim, agora são dois mascotes. A leoa chega como “filha” de Léo, com o objetivo de aumentar a interação com o púbico feminino, sobretudo. Eis a descrição do Sport durante a apresentação nas redes sociais, no embalo do “passinho”:
“Nina veio com muita bravura, alegria, resenha e com aquele carisma que só nossas Leoas têm. A nossa primeira mascote feminina é um marco e uma homenagem a todas as torcedoras rubro-negras! Essa vai dar muito trabalho ao pai Léo e agitar muito as arquibancadas!”
Proliferação de mascotes na última década
Os mascotes são figuras clássicas dos clubes do Brasil. No Sport, o leão é o mascote oficial há mais de um século. Surgiu em 1919, após uma vitoriosa excursão ao Pará. Depois daquele feito, ainda na era amadora, o animal foi incorporado a um novo escudo, com pequenos ajustes até hoje. Aspectos históricos também marcam os rivais regionais. Os mascotes, inclusive, sempre foram figurinhas dos álbuns do Brasileirão, por exemplo. Há dez anos, porém, começou um novo movimento, para adicionar modelos femininos.
No NE isso começou com o Bahia, em 2014. O clube criou a “Lindona”, inspirada na Mulher-Maravilha. Veio para animar a torcida junto ao Super-Homem criado pelo cartunista Ziraldo, em 1979 – no embalo do apelido “Tricolor de Aço”. Em 2020, no Dia Internacional da Mulher, o Náutico foi a campo com dois mascotes, o “Timbu de Chernobyl” e sua namorada, presente nos Aflitos desde então. Em 2022 foi a vez do Fortaleza, com Stella, a irmã do mascote Juba e cujo nome faz alusão ao clube que inspirou a criação do FEC. Outros times do país também já contam com dois mascotes, como Remo, Cruzeiro e Chapecoense. Agora é a vez do Sport.
Existem mais de 80 milhões de torcedoras no país
Segundo a última pesquisa de torcida feita pelo Datafolha, 75% das mulheres brasileiras torcem por algum time de futebol. Considerando a nova estimativa populacional do IBGE, com dados atualizados em 1º de julho de 2024, existem 109,43 mulheres no Brasil, que correspondem a 51,48% da população total do país. Cruzando com os dados da pesquisa do instituto paulista, chega-se ao número de 82,07 milhões de potenciais torcedoras.
O estudo do Datafolha, o último com abrangência completa, foi lançado em agosto de 2023. Nele, 4 clubes do Nordeste aparecem entre os 16 clubes mais populares entre as mulheres. Bahia, Sport, Vitória e Fortaleza, citados nesta ordem, aparecem com 1% nos dados arredondados. Portanto, cada clube teria quase 1,1 milhão de torcedoras. É bastante gente. A necessidade de falar diretamente com esta parcela é algo essencial para sustentar uma base tão massiva. Desde o respeito ao espaço nos estádios, passando pelos uniformes com modelos específicos, produtos oficiais exclusivos e até mesmo mascotes femininas…
As maiores torcidas femininas do Brasil
Instituto da última pesquisa: Datafolha
Público: 3.944 entrevistadas em 169 municípios
Período: 31 de julho a 7 de agosto de 2023
Margem de erro: 2%
População atual: 109,43 milhões de mulheres (IBGE/2024)
1º) Flamengo: 22% (24,07 milhões)
2º) Corinthians: 15% (16,41 milhões)
3º) São Paulo: 6% (6,56 milhões)
4º) Palmeiras: 5% (5,47 milhões)
5º) Cruzeiro: 4% (4,37 milhões)
5º) Grêmio: 4% (4,37 milhões)
7º) Vasco: 3% (3,28 milhões)
8º) Santos: 2% (milhões)
8º) Atlético-MG: 2% (2,18 milhões)
8º) Internacional: 2% (2,18 milhões)
8º) Seleção Brasileira: 2% (2,18 milhões)
12º) Bahia: 1% (1,09 milhão)
12º) Botafogo: 1% (1,09 milhão)
12º) Fluminense: 1% (1,09 milhão)
12º) Sport: 1% (1,09 milhão)
12º) Vitória: 1% (1,09 milhão)
12º) Fortaleza: 1% (1,09 milhão)
Outros times: 1% (1,09 milhão)
Nenhum time: 25% (27,35 milhões)
Abaixo, assista ao vídeo de apresentação dos novos mascotes do Sport, Léo e Nina.
Ver essa foto no Instagram