O site alvirrubro ficou repleto de anúncios de renovação. Imagem: Náutico/reprodução.
Apesar da eliminação na primeira fase da Série C, caindo de forma precoce pelo segundo ano seguido, o Náutico não se desfez de todo o elenco. Afinal, o desempenho ofensivo foi bom. Com 34 gols em 19 jogos, o timbu teve o segundo melhor ataque da fase classificatória. Assim, a reformulação do elenco para 2025 passou sobretudo no sistema defensivo, com todos os zagueiros sendo liberados – não havia como ser diferente. Antes mesmo de contratar um novo executivo e um novo treinador, o clube acertou a renovação de sete jogadores que participaram da campanha na Terceirona, na qual o time ficou em 9º lugar.
Era realmente necessário entender que nem tudo era terra arrasada na equipe. No caso, o clube ampliou o vínculo com os volantes Marco Antônio, Renato Alves e Sousa, com o lateral-esquerdo Luiz Paulo, com o meia Patrick Allan e com os atacantes Paulo Sérgio e Bruno Mezenga. Por sinal, o ataque tem, de longe, os dois jogadores mais experientes, com PS9 tendo 35 anos e Mezenga tendo 36. Em termos de resposta no campo, entretanto, o primeiro fez 10 gols em 16 jogos no Brasileiro, enquanto o segundo marcou 5 gols em 14 partidas.
Esse primeiro ciclo de renovações acabou em 6 de setembro, com o anúncio do executivo ocorrendo oito dias depois. Exercendo a função há quatro temporadas, Edgard Montemor começou no Botafogo-PB e viveu seu melhor momento no Vitória, entre 2022 e 2023, ajudando a montar o time que conseguiu dois acessos seguidos, da C pra B e da B pra A.
Idas e vindas na condução do futebol
Pouco antes da chegada de Montemor, o Náutico comunicou as saídas de Léo Franco (executivo), Betão (diretor técnico) e Rodolpho Moreira (gerente de futebol). Por enquanto, o departamento deve mesmo ser mais enxuto. O primeiro ato efetivo de Montemor foi articular a vinda do treinador Marquinhos Santos. Nas palavras do próprio técnico paulista de 45 anos, o clube de Rosa e Silva já havia tentado a sua contratação em três oportunidades. O anúncio oficial do novo comandante alvirrubro foi em 28 de setembro.
Em entrevista ao site Globo Esporte, o vice-presidente de futebol do Náutico, Eduardo Granja, afirmou que o clube planeja ter um elenco com até 32 jogadores, sendo 4 goleiros e 28 jogadores de linha. No gol, a busca precisará ser redobrada. Só na última Série C foram cinco goleiros utilizados, quase todos abaixo da crítica. Considerando os atletas remanescentes e a integração com a base, com a subida de novos atletas no fim da temporada Sub 20, o clube estipula até 12 contratações para o início do ano.
Folha poderá aumentar a partir das Copas
Após quatro meses de hiato, o time voltará a campo em janeiro tendo um calendário cheio, incluindo a fase de grupos da Copa do Nordeste e o retorno à Copa do Brasil. Mesmo assim, o Náutico prevê uma folha semelhante ao gasto de 2024. Naturalmente, poderá incrementar a partir de classificações tanto no Nordestão quanto na Copa do Brasil – além de uma eventual SAF, tema que vem se arrastando há mais de um ano.
Será o segundo ano da gestão de Bruno Becker, eleito para o biênio 2024/2025. Sair da Série C é imperativo, para o capital político do mandatário e para a estruturação financeira do Náutico. Isso porque a próxima temporada marca o início do novo contrato de transmissão da 1ª divisão do Brasileirão, com expectativa de alto investimento – distanciando ainda mais quem está fora. Para dar o primeiro passo, com a volta à Série B, a escolha foi por um técnico rodado no região, cujo trabalho está num futebol propositivo. Há peças para esse estilo, desde que a defesa renda de forma competitiva, o que não ocorreu em 2024.
Preparação do Náutico para temporada de 2025
Técnico: Marquinhos Santos (ex-América de Natal)
Elenco profissional: até 32 jogadores
Executivo de futebol: Edgard Montemor
Folha mensal: de R$ 600 mil (no Estadual) a R$ 750 mil (no Brasileirão)
Competições: Pernambucano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série C
Pré-temporada: começa em 20 de novembro
Leia mais sobre o assunto
Estudo aponta o Náutico entre os 30 clubes mais valiosos do Brasil; veja o ranking
Náutico fecha com a Diadora e muda uso da marca própria de uniformes após 5 anos
Abaixo, assista o primeiro depoimento de Marquinhos Santos após o acerto com o Náutico.
Ver essa foto no Instagram