Elizari abriu o placar para o time mineiro logo aos 9 minutos. Foto: Mourão Panda/América
Após os três jogos seguidos na Ilha do Retiro, o Sport partiu para um giro fora de casa, contra América em Belo Horizonte e Operário em Ponta Grossa. Ambos os adversários pressionados pela tabela, no último suspiro para brigar pelo acesso na Série B. Com uma boa vantagem até então, com 7 pontos sobre o 5º colocado, além do time completo nesta noite, dava pra imaginar uma atuação segura dos rubro-negros. Para isso, claro, era preciso manter a mesma atenção e a intensidade. Um deslize nisso e o roteiro poderia ser reescrito.
O que se viu no começo foi mais do que um deslize, com a marcação frouxa de Felipe na intermediária, levando até um “banho”, e no tempo de bola de Thyere, que errou grosseiramente a cabeçada numa bola aparentemente fácil. Esse combo resultou em mais um gol sofrido nos primeiros minutos – como naquele jogo contra o Operário na Ilha, cuja lição não durou muito. O América de Lisca abriu o placar e seguiu sem acelerar, sem produzir muito no ataque. Dali até o fim, Caíque França trabalharia muito pouco – a maioria das vezes com os pés, diga-se. Ao todo, o time mineiro só acertou a barra quatro vezes.
Leão perdeu sem ser pressionado
No 1º tempo, o bicampeão pernambucano tentou trocar passes e encontrar espaços num campo que foi fechado rapidamente. Assim, com dificuldades de criar uma grande chance, o Leão finalizou 7 vezes sem perigo. Portanto, a crítica ao poder de fogo do América aumenta bastante no Sport. No 2º tempo, o Coelho ampliou numa cobrança de pênalti – após mão de Felipinho, que entrara há pouco. Logo depois, aos 26 minutos, o técnico Pepa já havia finalizado as cinco trocas no Sport, enquanto Lisca estava zerado. O time teve uma leve melhora com a entrada de Zé Roberto, que consegue tabelar com os companheiros, e a saída de Gustavo Coutinho, que foi um cemitério de jogadas.
E aos 34 minutos, numa bola de Barletta, Zé ganhou a disputa e rolou para Fabrício empurrar para as redes – foi basicamente o único acerto do uruguaio. O jogo acabou só aos 54. Ou seja, foram 20 minutos para tentar o empate, diante de um adversário que, reforço, não estava tecnicamente bem, apesar da aplicação tática. Pois o Sport não conseguiu finalizar uma vez sequer, amargando uma derrota por 2 x 1. A “capacidade” de perder jogos sem tomar pressão, sem nada, é realmente impressionante. Ao todo, o visitante só deu dez chutes no Independência. Desses, só um no alvo. E realmente não jogou para ter mais.
Santos descolou, mas preocupação é outra
Para quem vinha de goleada, ainda que sobre o lanterna, o desempenho nesta segunda-feira foi frustrante. E custou bastante. Tanto na confiança quanto na classificação do BR. A quatro rodadas do fim, o Sport viu a sua vantagem no G4 cair de 7 para 5 pontos, com o Ceará sendo o novo perseguidor: 59 x 54. No alto da tabela, o Santos abriu 3 pontos: 62 x 59. Daqui pra frente o Vozão tem uma tabela bastante acessível, enquanto o Sport terá que se recuperar atuando fora de casa. Esse é o preço da desatenção numa reta final.
Escalação do América-MG, 2
Elias; Mateus Henrique, Ricardo Silva, Lucão e Nicolas; Alê, Juninho (Vinicius) e Fez Elizari (Moisés); Daniel Júnior (Davó), Rodriguinho (Daniel Borges), Brenner (Wallisson). Técnico: Lisca
Escalação do Sport, 1 (melhor: Zé Roberto; piores: Coutinho, Felipe, Thyere e Chico)
Caíque França; Igor Cariús (Di Plácido), Chico, Rafael Thyere e Dalbert (Felipinho); Felipe (Pedro Vilhena), Fabricio Domínguez e Lucas Lima; Tití Ortiz (Wellington Silva), Chrystian Barletta e Gustavo Coutinho (Zé Roberto). Técnico: Pepa
Histórico geral de América-MG x Sport
29 jogos (todos os mandos)
10 vitórias rubro-negras (34,4%)
8 empates (27,5%)
11 vitórias mineiras (37,9%)
Leia mais sobre o assunto
A tabela do Sport na Série B do Brasileirão 2024, com 38 jogos e transmissões na TV
Abaixo, assista aos gols da vitória do América, que chegou aos 52 pontos e segue vivo.
O @AmericaFC1912 venceu o Sport no Indepa! Era o que precisava o Coelho para manter viva a probabilidade de acesso. Vamos ver os gols? pic.twitter.com/89nwwvbkR5
— Brasileirão Betnacional – Série B (@BrasileiraoB) October 29, 2024