Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

Ipojuca é finalista do Pernambucano Feminino

O Ipojuca desbancou o Náutico no Estádio Antônio Dourado. Foto: Rafael Vieira/FPF.

Fundado em 2006, o Ipojuca Atlético Clube disputará o título pernambucano pela primeira vez em sua história. Embora o time masculino ainda siga tentando o acesso à Série A1, o time feminino conquistou uma vaga inédita na decisão da categoria em 2024. Na 9ª rodada, a penúltima da primeira fase, o time empatou em 1 x 1 com o Náutico e já garantiu a segunda colocação da etapa. Desbancou o próprio timbu, que havia disputado as últimas quatro finais do PE. Agora, o Ipojuca, que representa a cidade litorânea de mesmo nome, na Região Metropolitana do Recife, irá enfrentar o Sport.

Clube do Litoral Sul está no Brasileiro

Enquanto o Ipojuca tem 5V, 3E e 1D, o Sport segue com 100% de aproveitamento, com 9 vitórias em 9 jogos. Curiosamente, os times vão se enfrentar na última rodada, no centro de treinamento rubro-negro, mas apenas para cumprir tabela. A final será logo depois, em 17/11, com disputa em jogo único na Arena PE. As rubro-negras são favoritas, com Ísis, autora de 21 gols, sendo o grande destaque. Nesta temporada, as leoas conseguiram o acesso à primeira divisão nacional, com parte do elenco tendo contrato profissional.

Por sua vez, o Ipojuca enfrenta dificuldades como ter um local adequado para treinar – se revezando em campos espalhados em engenhos e distritos próximos. Porém, o esforço foi recompensado, tendo inclusive a vice-artilheira do torneio, Manuela, com 12 gols. Afinal, o Lobo-Guará também garantiu outra vaga inédita, esta no Campeonato Brasileiro A3 de 2025. A vaga é dada ao time campeão do futebol feminino local, mas como o Sport já está acima na pirâmide nacional, a vaga será repassada de todo jeito.

Oito finalistas diferentes no Estadual

O Campeonato Pernambucano Feminino está em sua 22ª edição. Neste período intermitente desde 1999, o Sport é o time mais presente na final. As leoas vão disputar o título pela 19ª vez. Na verdade, só ficaram de fora em 2006, 2015 e 2016. Neste ano, chegam à 8ª final consecutiva, tentando o tricampeonato e o 10º título ao todo. O Ipojuca tornou-se o 7º clube diferente a se classificar para a final. A última novidade havia sido o Joias Raras, em 2016.

Já o time que não disputa a taça há mais tempo é o Santa Cruz, que só esteve na primeira decisão, há 25 anos. Numa parceria com a Acadêmica Vitória, o tricolor competiu em 2019 como “Vitória/Santa Cruz”. Contudo, o time utilizou todos os recursos do clube de Vitória de Santo Antão, incluindo o uniforme. Feita a ressalva, confira o ranking de finais até 2024.

Ranking de finais do Pernambucano Feminino

1º) 19 vezes – Sport (9 títulos)
2º) 11 vezes – Náutico (4 títulos)
3º) 9 vezes – Vitória (8 títulos)
4º) 2 vezes – Barreirense
5º) 1 vez – Ipojuca, Joias Raras e Santa Cruz

Leia mais sobre o assunto
Definidos os 16 clubes do Brasileirão Feminino de 2025, com Bahia e Sport; veja


Compartilhe!