Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

Conselho Técnico do Cearense 2025

A reunião do conselho técnico ocorreu no Hotel Mareiro, em Fortaleza. Foto: Lucas Emanuel/FCF.

O Campeonato Cearense de 2025 terá praticamente a mesma fórmula das duas últimas temporadas. O modelo, que é o mais enxuto entre os campeonatos estaduais do Nordeste, foi aprovado em 14 de novembro, durante a reunião dos dez participantes. A disputa pelo título segue idêntica. No caso, com a primeira fase tendo apenas cinco rodadas, seguindo depois para o mata-mata decisivo. Está previsto para ir de 18 de janeiro a 22 de março, com 11 datas. Este número tem duas datas a menos que o total permitido no calendário da CBF.

Ao todo, o “Manjadinho 2025” terá 42 partidas. Na última edição foram 47. Embora tenha sido criada a disputa de 3º lugar, em jogo único, o quadrangular da permanência foi reduzido pela metade, de 12 para 6 jogos. Daí o “praticamente” na primeira frase desta publicação. O destaque da 111ª edição competição será a ferrenha luta pela hegemonia local. Ao vencer a última final nos pênaltis, o Ceará ganhou o título de 2024, evitou o penta do Laion e ainda empatou o histórico de taças: 46 x 46. Isso gerou o animado cenário de 2025.

Grandes em grupos diferentes

Os rivais do Clássico-Rei se revezam no topo do pódio desde 1996! Considerando a enorme distância técnica e econômica para os demais concorrentes, parece bem difícil imaginar uma terceira força – até porque o Ferroviário, o último campeão diferente, caiu para a Série D. Pra completar, a formação dos dois grupos na fase inicial, que atende ao ranking, já coloca Ceará num lado e Fortaleza no outro. Portanto, a tendência é ver a disputa pela inédita 47ª taça.

A próxima competição terá dois estreantes, justamente os oriundos da Série B em 2024. Sediado na capital, o Tirol (campeão) foi o primeiro clube do estado a virar uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF), com a oficialização em 29 de setembro de 2022. Naquele mesmo ano, o Tirol firmou uma parceria de três anos com o Flamengo para a captação de talentos. Ou seja, a acordo vai vigorar durante o Estadual. Já o Cariri (vice), fundado em 2019, é de Juazeiro do Norte, a maior cidade do interior e que já foi representada por Icasa e Guarani.

O Campeonato Cearense de 2025 será transmitido no estado pela Rede Globo, através da afiliada TV Verdes Mares. Será o segundo ano do contrato firmado por três edições.

Os 10 clubes no Cearense 2025

O próximo Estadual será formado pelos oito melhores colocados da Série A de 2024 (Ceará, Fortaleza, Maracanã, Ferroviário, Floresta, Iguatu, Horizonte e Barbalha) e pelos dois melhores da Série B (Tirol e Cariri). A seguir, veja as quatro fases.

1ª fase (Grupos)

A fase inicial conta com dois grupos de 5 times, com enfrentamento entre as chaves em turno único – as composições ainda serão sorteadas. Os líderes seguem direto pra semifinal, que já corresponde à terceira fase. O 2º e o 3º de cada chave vão às quartas. Datas: 18/01 (1ª rodada), 25/01 (2ª), 29/01 (3ª), 01/02 (4ª) e 08/02 (5ª).

2ª fase (Quartas)

O mata-mata começa nas quartas de final, com dois confrontos: 2A x 3A e 2B x 3B. A disputa ocorre em ida e volta. Em caso de empate, em pontos e saldo, a disputa vai para os pênaltis. Datas: 15/02 e 22/02.

3ª fase (Semifinal)

Na semifinal, mais dois confrontos. Agora, 1A x 2A/3A e 1B x 2B/3B. A disputa também ocorre em ida e volta. Em caso de empate nos 180 minutos, vale o mesmo critério da fase anterior. Datas: 01/03 e 08/03.

4ª fase (Final)

A decisão, também em dois jogos, mantém o critério de desempate das duas fases anteriores. Datas: 15/03 e 22/03.

Rebaixamento – O 4º e o 5º de cada chave disputarão o “Quadrangular da Permanência” em turno único. Os dois piores colocados nesta etapa serão rebaixados para a Série B de 2026.


Compartilhe!