A fase principal da Copa do Nordeste segue com 16 clubes. Imagem: Copa do Nordeste.
A Copa do Nordeste será reformulada pela CBF. A edição de 2025 terá uma fase de grupos diferente e uma fase eliminatória pra lá de espaçada devido ao calendário apertado – que irá parar um mês para a nova Copa do Mundo de Clubes, em junho. O cenário foi antecipado pelo comentarista Thiago Minhoca, do jornal O Povo e do Podcast 45 Minutos. Embora ainda não tenha divulgado, a entidade já elaborou toda a planilha do novo modelo do Nordestão, que segue no SBT na tevê aberta, para os estados do NE, e na ESPN na tevê por assinatura.
Vamos lá. A disputa da fase principal da Lampions segue com 16 clubes e dois grupos de oito – 12 times já estão garantidos, restando os 4 oriundos da “Pré-Copa”. No entanto, agora os times vão se enfrentar em turno único dentro da própria chave. Assim, esta etapa terá uma rodada menos. Serão sete jogos pra cada clube, em vez de oito. Com o número ímpar, oito times jogarão quatro partidas em casa e os outros oito serão mandantes apenas três vezes.
Competição poderá durar 228 dias
A zona de classificação ao mata-mata segue igual. No caso, os quatro melhores de cada chave avançam às quartas de final. Tanto as quartas quanto a semifinal seguem em jogos únicos, e com disputa de pênaltis em caso de empate. A decisão do título segue como a única fase em ida e volta. A diferença, importante, está no cruzamento. Antes, as quartas tinham duelos envolvendo times do mesmo grupo. Agora será sortido. De um lado do chaveamento, 1º do A x 4º do B e 2º do B x 3º do A. Do outro, 1º do B x 4º do A e 2º do A x 3º do B.
A fase de grupos deverá acontecer entre 22 de janeiro e 26 de março. Depois, os classificados vão ter que ter muita paciência para finalizar a disputa. Afinal, a fase decisiva do próximo Nordestão será realizada durante as paradas da Data Fifa. Quartas em 4 de junho e semifinal em 9 de junho. Depois serão quase três meses até a final, prevista para os dias 3 e 7 de setembro. Ou seja, serão 228 dias da primeira rodada até o jogo de volta da final.
Um jogo a menos para ser campeão
A antecipação disso só poderá ocorrer se não houver choque com competições oficiais de maior relevância, como Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana – em 2024, o campeão Fortaleza, envolvido na Sula, teve jogos remarcados. Entre 2019 e 2024, o campeão do Nordeste fez 12 jogos na fase principal para erguer a “orelhuda”. Agora, nesta 22ª edição do regional, serão 11. Com essa mudança dentro do grupo e com o mata-mata espaçado, talvez fosse melhor voltar ao modelo lá de 2013, com quatro grupos de quatro times e jogos de ida e volta nas chaves. Na ocasião, eram seis rodadas na primeira fase. E na sua opinião?
Novo regulamento do Nordestão
Primeira fase: Antes eram dois grupos de oito clubes, com todos os jogos tendo times do Grupo A contra times do Grupo B. Ao todo, oito rodadas. A quantidade de grupos e integrantes é a mesma, mas agora os jogos vão acontecer dentro da própria chave. Ou seja, Grupo A vs Grupo A e Grupo B vs Grupo B. Portanto, sete rodadas. Os quatro melhores de cada grupo avançam.
Mata-mata: O chaveamento da fase eliminatória segue pré-definido. Contudo, acabou com o formato das quartas de final sendo apenas com confrontos entre times do mesmo grupo. Antes, os duelos eram 1A vs 4A, 2B vs 3B, 1B vs 4B e 2A vs 3A. Agora será com 1A vs 4B, 2B vs 3A, 1B vs 4A e 2A vs 3B. Já a semifinal terá o seguinte emparelhamento: 1A/4B vs 2B/3A e 1B/4A vs 2A/3B.
Leia mais sobre o assunto
Pré-Copa do Nordeste vai começar na primeira semana de 2025; veja tabela
O ranking de pontos da Copa do Nordeste, com 68 clubes e 1,5 mil jogos de 1994 a 2024