Liberado para 26.500, o Arruda teve 77,4% de ocupação. Imagem: Santa Cruz/reprodução.
Abrindo a fase preliminar da Copa do Nordeste de 2025, ainda no dia 4 de janeiro, o Santa Cruz acabou sendo derrotado pelo Treze de Campina Grande e já está fora da 22ª edição da competição regional. Na disputa em jogo único no Arruda, o time paraibano venceu por 2 x 1 e avançou ao mata-mata que efetivamente valerá vaga na fase de grupos. O aguardado reencontro do tricolor pernambucano com a sua torcida foi frustrante.
Estreia tendo já que encarar uma decisão
A última apresentação diante da massa coral havia sido há 301 dias! Em 9 de março de 2024, pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Pernambucano, 35 mil tricolores viram o empate em 1 x 1 no Clássico das Multidões. Depois daquele dia, o Santa Cruz só fez mais dois jogos na temporada, um oficial e outro em caráter amistoso, ambos como visitante e sem direito à presença de sua torcida. Haja demanda reprimida. Nesta retomada, mesmo com a liberação do estádio vindo somente na véspera, o povão correu para garantir o seu lugar.
Ao todo, na tarde deste sábado, foram 20.518 espectadores no Mundão, que não teve a arquibancada superior liberada. Em campo, num jogo típico de pré-temporada, mas já valendo tanto, Santa e Treze tiveram muita vontade e lampejos de organização. Neste segundo quesito, o visitante mostrou mais. Foi melhor no 1º tempo e abriu o placar com o atacante Wandson. Essa superioridade pôde ser comprovada na reação de Itamar Schulle, que fez três alterações no intervalo. Sacudiu o público e conseguiu melhorar o seu time.
Reação coral e bote definitivo do Galo
Os corais empataram aos 11 do 2º tempo numa jogada bem trabalhada. Assistência precisa de João Pedro e finalização fria de Thiaguinho – um dos acionados. O Santa chegou a pressionar pela virada, mas o visitante passou a catimbar bastante. Afinal, era mata-mata. Muitos jogadores pedindo atendimento e lentidão na saída de bola – tanto que o Treze só foi conseguir um escanteio aos 48 minutos. Com o desgaste físico natural, o Galo parecia mesmo satisfeito com a disputa de pênaltis. Ainda assim, venceu no tempo normal. Numa falta cobrada na área, o lateral Van chutou sem tanta força e desempatou.
Tendo apenas uma chance real nos últimos 20 minutos, numa falta cobrada por Matheus Melo, o Santa Cruz amargou a segunda eliminação seguida logo na estreia da Lampions. Na Pré de 2024, caiu nos pênaltis em Teresina. Desta vez, devido ao ranking, atuou junto ao seu povo. Caiu de novo. Com o revés, o clube deve deixar de ganhar pelo menos R$ 1,3 milhão – a menor cota do Nordestão ainda não foi divulgada, mas não deve ser inferior a isso. Além do Estadual, com a largada daqui a uma semana, o Tricolor também terá a Série D, com o ano sendo mais longo. Porém, o primeiro ato foi um festival de velhas novidades…
Escalação do Santa Cruz, 1
Deivity; Toty, William Alves, Michel Bennech e Wagner Balotelli; Lucas Siqueira (Rodrigues), João Pedro (Túlio), Vini Moura (Matheus Melo), Jhonatan Ribeiro (Zé Artur) e Douglas Skilo (Thiaguinho); Gilvan. Técnico: Itamar Schulle
Escalação do Treze, 2
Igor Rayan; Van, Gomes, Renan Diniz e Arthurzinho (Matheus Maranguape); Lucas Alisson, Karl (Juninho) e Pedro Rodrigues (Guilherme Lucena); Daniel Mazerochi (Marcelo Sousa), Wandson (Jeffinho) e Jeam. Técnico: Renatinho Potiguar
Histórico geral de Santa Cruz x Treze
95 jogos (todos os mandos)
43 vitórias pernambucanas (45,2%)
26 empates (27,3%)
26 vitórias paraibanas (27,3%)
Leia mais sobre o assunto
Diagnóstico sobre o Santa Cruz vê SAF como solução, mas só após Recuperação Judicial
Estudo aponta o Santa Cruz como o 27º clube mais valioso do Brasil; veja o Top 40
Datafolha aponta 8 clubes do NE entre as 15 maiores torcidas da região; Tricolor em 10º
Abaixo, assista ao gol de Thiaguinho, o primeiro do Santa no ano. Foi insuficiente.
O GOL DE THIAGUINHO! pic.twitter.com/afTx0bNpCH
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) January 4, 2025