O anúncio da parceria foi feito em 15 de março de 2025. Imagem: Bahia/reprodução.
Foram cinco temporadas com operando com marca própria. Agora, o Bahia volta a firmar uma parceria com uma fornecedora de material esportivo num modelo de negócio mais “tradicional”. Aspas necessárias porque o acordo na verdade está num degrau acima do clube baiano. Gerido como Sociedade Anônima do Futebol (SAF), fazendo parte do Grupo City, o Bahia agora terá camisas oficiais através da Puma, a mesma fornecedora dos outros clubes do grupo econômico, como Manchester City (ING), Girona (ESP) e Palermo (ITA). Essa parceria entre o o City Football Group e a empresa alemã começou em 2019.
Contrato deve ser longo
A Puma vai substituir a Esquadrão, uma das primeiras marcas próprias do Nordeste. Além de duradoura, numa comparação com outros clubes, a Esquadrão teve como inovação o lançamento de uniformes oficiais desenhados pela própria torcida – após milhares de designs enviados nos concursos. Eis um trecho do anúncio oficial do novo contrato.
“O Esporte Clube Bahia SAF e a Puma anunciam hoje um novo acordo de parceria de longo prazo que fará com que a Puma se torne a fornecedora oficial de uniformes do clube. A Puma fornecerá vestuário, calçados e equipamentos em todas as categorias para o mais popular do Nordeste brasileiro, abrangendo as equipes masculina, feminina e juvenil.”
Camisa da Copa Libertadores
A parceria terá início oficial em 28 de março de 2025, mas o tempo de duração não foi divulgado, já que que o Grupo City veda esse tipo de informação. Entretanto, nos bastidores, há a certeza de que irá durar mais de 3 anos. A Puma foi apresentada num vídeo com o comediante baiano Luís Miranda, que interpretou um apresentador de telejornal que revela ter encontrado um animal (Puma) em várias partes da Bahia. A nova camisa propriamente dita pode demorar mais alguns dias para ser divulgada.
Como curiosidade, vale dizer que a Puma é a segunda empresa alemã a vestir o Bahia. A primeira foi justamente a rival Adidas, cujo último uniforme foi produzido em 1988, ano do segundo título brasileiro. O primeiro modelo da Puma será utilizado na Série A e na fase de grupos da Copa Libertadores, cuja classificação foi obtida nesta mesma semana.
Fornecedoras de uniformes do Bahia no Século XXI
2001/2005: Penalty
2005/2008: Diadora (Itália)
2008/2011: Lotto (Itália)
2012/2014: Nike (EUA)
2014/2016: Penalty
2016/2018: Umbro (Inglaterra)
2018/2025: Esquadrão (marca própria)
2025: Puma (Alemanha)
Assista abaixo ao vídeo anunciando a parceria entre Bahia e Puma.
Atenção às imagens exclusivas de Sussuarana! É oficial: Esquadrão e @pumabrasil juntos! Uma nova história começa agora. ⚪
https://t.co/Zg4Ig1V7Rd️#BahiaDasArtes#BBMP pic.twitter.com/daLsztwk7q
— Esporte Clube Bahia (@ecbahia) March 15, 2025