Festa piauiense no Recife, numa zebra que custou caro ao Sport. Foto: Bebeto Pires/Altos.
Ao ser batido pelo Vitória na penúltima rodada, o Sport perdeu a liderança do Grupo A da Copa do Nordeste. Ainda assim, havia um caminho para terminar na ponta, o que indica um chaveamento mais acessível no mata-mata. Bastava vencer o Altos na Ilha do Retiro, pegando um adversário desfalcado e quase sem chances de passar, e torcer por um tropeço do Vitória diante do Moto Club, em São Luís. Com um time repleto de reservas, e ainda amargando o vice no Estadual, o concorrente baiano ficou num empate e deu a brecha.
Ou seja, o leão pernambucano teve chance enorme de recuperar a liderança. Ocorre que o time fez uma das suas piores partidas em 2025. Foi um desempenho realmente preocupante, em termos de técnicos e táticos, sobretudo considerando que a Série A começa em três dias, contra o São Paulo, lá no Morumbi. Sem sinais de que está jogando há três meses, o Sport perdeu do Altos por 1 x 0. Assim, terminou com 4V e 3D em sete jogos. Nesta quarta, com os quatro jogos da chave começando simultaneamente, o Sport iniciou a partida com sete mudanças em relação à equipe titular no jogo de ida da decisão do Pernambucano.
Leão começou poupando, mas não adiantou
Permaneceram apenas Caíque, Cariús, Barletta e Romarinho – mas com Pablo, que entrou e foi decisivo contra o Retrô, sendo o centroavante nesta noite. Francamente, era suficiente para ser melhor. Com essa versão alternativa, o time até teve 62% de posse e 10 x 6 no scout de finalizações, mas esses números são gelados em relação ao que foi a partida. Com setores espaçados e dificuldade na saída de bola na zaga, toda modificada, o Leão foi um time de pouca mobilidade. Pouquíssima, na verdade. Não por acaso, o time voltou a praticar um futebol de muitos cruzamentos, algo que não funcionou em outros jogos deste ano.
Pior, a desatenção logo no começo, de Di Plácio e Antônio Carlos, gerou num pênalti para o Altos. Em vantagem tão cedo, o visitante explorou os defeitos de um time que não encontrou. No segundo tempo, a mesma condução vista no Barradão, com titulares sendo acionados para tentar conter o dano. Só que as escolhas de Samuel Azevedo, o interino de Pepa (obviamente instruído por ele), foram difíceis de entender. O time só voltou com uma troca, Lucas Lima no lugar de Cariús. Assim, o lado esquerdo ficou confuso, com a dobradinha entre Romarinho e Barletta. E Romarinho já estava muito mal.
Mandante nas quartas. E na semi?
E o que dizer do lado direito? Di Plácido voltou a ter chance, mas foi, com folga, o pior em campo. Com mais de uma dezena de cruzamentos infrutíferos, atuou os 90 minutos sem qualquer sinalização de saída – comprado por R$ 9 milhões, Matheus Alexandre seguiu no banco. Assim, amontoando peças ofensivas sem posição definida e sem triangulações de qualidade, o Sport foi na base do abafa. Era mais técnico, mas isso não foi suficiente.
O time de Pepa não conseguiu envolver o Altos e sequer empatou. Em vez da liderança, deixou em risco até a vice-liderança. Isso só não aconteceu porque o Fortaleza perdeu em casa do CRB. Ao menos o time pernambucano terá o mando de campo nas quartas de final, mas a tendência é ter uma sequência difícil depois, com a semifinal provavelmente fora de casa. Se chegar lá, claro. É o resultado direito de uma vexame como o desta noite.
Escalação do Sport, 0 (piores: Di Plácido, Antônio Carlos, Romarinho e Cariús)
Caíque França; Di Plácido, Antônio Carlos, Lucas Cunha e Igor Cariús (Lucas Lima); Du Queiroz, Hyoran (Carlos Alberto) e Fabrício Domínguez (Sérgio Oliveira); Romarinho (Lenny Lobato), Chrystian Barletta e Pablo (Gonçalo Paciência). Técnico: Samuel Azevedo (interino; Pepa estava suspenso)
Escalação do Altos, 1 (melhores: Careca e Leandro)
Careca; Gean, Leandro, Savio e Digão (Leozídio); Neto, Jhonathan e Dieguinho (Luan Davidson); Cleiton Robozão (Samuel Rato), Esquerdinha (Wesley Pratti) e Felipe Sales (Ray). Técnico: Jeferson Cirilo
Os quatro jogos na história do confronto
1º) 27/02/2022: Altos 0 x 0 Sport (Nordestão)
2º) 02/03/2022: Altos 1 x 0 Sport (Copa do Brasil)
3º) 06/03/2024: Altos 1 x 2 Sport (Nordestão)
4º) 26/03/2025: Sport 0 x 1 Altos (Nordestão)
Scout: 1V do leão, 1E e 2V piauienses
Sport na volta oficial da Copa do Nordeste
2013: Quartas de final (7º)
2014: Campeão
2015: Semifinal (4º)
2016: Semifinal (4º)
2017: Vice
2018: Não participou
2019: Não participou
2020: Quartas de final (8º)
2021: Primeira fase (15º)
2022: Vice
2023: Vice
2024: Semifinal (4º)
2025: Quartas de final (em disputa)
Leia mais sobre o assunto
Com 5 clubes da Série A, tabela do Nordestão 2025 tem jogos no SBT e no Premiere
Voltando à Série A, TV Record encomenda pesquisa de torcida em 2025; veja ranking
Estudo aponta o Sport como o 18º clube mais valioso do Brasil; confira o Top 40
Abaixo, assista ao gol do Altos, com Jonathan cobrando pênalti aos 15 minutos do 1º tempo.
1º tempo: ⏰|15min: (0-1)
GOOOOOOOOOOLLL! Jonathan abre o placar de pênalti. #SportxAltos#CopadoNordeste pic.twitter.com/zFtxIaE2DI
— Altos Oficial (@OficialAltos) March 27, 2025