Titular nesta noite, Pablo quase marcou na primeira etapa. Foto: Paulo Paiva/Sport.
Na volta à Série A após três temporadas, o Sport já iniciou a campanha num confronto duríssimo, diante de um algoz. Não só pelo histórico, até então com 20 derrotas em 23 jogos em SP, como pelo momento atual do adversário, com o São Paulo sendo um dos favoritos às vagas diretas na Libertadores em 2025. Para completar, o rubro-negro vinha sendo um time inconstante fora de casa, deixando interrogações. Somente com muita aplicação tática e qualidade técnica seria possível combater isso. Pois aconteceu. A vitória não veio, mas o empate sem gols nesta estreia foi bastante valioso, até porque o time pernambucano foi o único visitante a pontuar nos cinco jogos simultâneos que abriram o Brasileirão.
São Paulo desperdiçou um pênalti
A análise inicial vale, na prática, a partir do segundo minuto de bola rolando. Afinal, o início foi um baque. Logo no primeiro minuto, Cariús tropeçou, a jogada tricolor seguiu e Du Queiroz fez pênalti em Luciano. Difícil sustentar qualquer orientação assim. Porém, Calleri isolou a cobrança, mantendo o placar em branco. Respirando e entrando na partida, o Sport foi competitivo. Depois daquele futebol horroroso contra o Altos, o 1° tempo no Morumbi foi ótimo. Sobretudo considerando que atuou pela primeira vez com “três volantes”.
O time pernambucano teve apenas 31% de posse de bola, mas neste perfil, considerando o nível do adversário e o jogo fora de casa, vai ser isso mesmo nesta temporada. Se defendeu bem e, tentando aproveitar os erros do São Paulo, ainda teve duas ótimas chances, com o goleiro Rafael se esforçando bastante para espalmar os chutes de Pablo e Hereda. No 2º tempo, o Sport manteve a mesma escalação até os 16 minutos, quando Pepa fez as duas primeiras alterações. Bem ao seu estilo, sem qualquer mudança na estrutura.
Confiança recuperada para decisão estadual
Pressionando pela própria torcida, o São Paulo foi mudando o ataque, com a saídas dos dois principais nomes (Luciano e Calleri), e foi conseguindo ter mais volume de jogo. O scout de finalizações na retomada foi de 13 x 4 a favor do mandante. Contudo, teve poucas chances reais. Foram duas defesas de Caíque e uma bola na trave de Luiz Gustavo. Pelo lado do Sport, num estilo reativo, o time teve uma chance até maior, num ótimo passe de Sérgio Oliveira – um dos destaques da noite – para Lobato, que bateu cruzado, rente à trave.
No fim, já com um ataque ataque inteiramente novo, o Sport teve mais dificuldade para pressionar a saída de bola, mas lutou bastante. Empate justo. As vaias da multidão tricolor no Cícero Pompeu de Toledo contrastaram com o semblante da torcida leonina presente no anel superior. Após vários jogos, o time conseguiu responder com performance e resultado. Jogou de forma segura e começou o Brasileirão pontuando. Inclusive, isso deve ser um aditivo para a decisão do Campeonato Pernambucano contra o Retrô, na próxima quarta.
Escalação do São Paulo, 0
Rafael; Alan Franco, Arboleda e Sabino (Ferreirinha); Igor Vinicius, Luiz Gustavo, Marcos Antônio (Matheus Alves), Alisson (Ryan Francisco) e Wendell (Enzo Díaz); Luciano (Lucas Ferreira) e Calleri (André Silva). Técnico: Luis Zubeldía
Escalação do Sport, 0 (melhores: Sérgio, Rivera, Chico e Caíque)
Caíque França; Hereda (Matheus Alexandre), João Silva, Chico e Igor Cariús (Lucas Cunha); Christian Rivera, Du Queiroz (Fabrício Domínguez) e Sérgio Oliveira; Lucas Lima (Chrystian Barletta), Lenny Lobato (Carlos Alberto) e Pablo (Arthur Sousa). Técnico: Pepa
Histórico geral de São Paulo x Sport
60 jogos (todos os mandos)
11 vitórias pernambucanas (18,3%)
14 empates (23,3%)
35 vitórias paulistas (58,3%)
Série A: 46 jogos, com 8V do Sport, 11E e 27V do São Paulo
Leia mais sobre o assunto
A tabela do Sport na Série A do Brasileirão 2025; veja jogos e transmissões
Pesquisa de torcida da InfoMoney aponta Sport em 10º lugar no Brasil; confira
Estudo aponta o Sport como o 18º clube mais valioso do Brasil; veja o Top 40
Abaixo, a torcida rubro-negra, que se fez presente entre os 37 mil espectadores no estádio.
Obrigado ao torcedor que nos apoiou do começo ao fim no Morumbi, em especial aos nossos #ConsuladosDoLeão de São Paulo e Campinas. Ponto importante conquistado fora de casa. Vamos! pic.twitter.com/yl2KuY4siT
— Sport Club do Recife (@sportrecife) March 29, 2025