O Fluminense venceu de virada, diante de 18 mil torcedores. Lucas Merçon/Fluminense.
A estratégia do Sport no Maracanã foi claríssima do primeiro ao último minuto. Jogando fechadinho, o rubro-negro começou mais interessado em conter os danos, para, a partir disso, encaixar contragolpes em bolas longas. No 1º tempo, o Fluminense teve 70% de posse e 10 x 5 em finalizações. Apesar disso, as chances do visitante foram melhores, com duas defesas de Fábio em chutes cruzados de Barletta, uma bola na trave de Atencio, no rebote de um desses chutes, e a cabeçada certeira de Pablo, que abriu o placar no Rio de Janeiro.
Substituições pioraram o Sport
O volume de jogo do Flu foi muito superior, mas sem “pressionar” de fato. Isso no 1º tempo, pois o time carioca melhorou bastante na volta do intervalo, sobretudo através de Jhon Árias na ponta direita. Arisco, ele driblou, foi derrubado, gerando cartões amarelos no Sport, e ainda deu duas assistências. Uma para Serna aos 15 minutos, após passar por Barletta, e outra já os 51 minutos, após passar por Rivere no último lance da partida da 7ª rodada do Brasileirão – literalmente o último. No lugar do lesionado Germán Cano, o centroavante Everaldo, ex-Bahia, cabeceou livre para virar a partida e definir o 2 x 1.
No 2º tempo, o scout de finalizações foi quase o mesmo, desta vez com 10 x 6, mas com a partida em outra rotação. O time de Renato Gaúcho foi mais objetivo nas investidas no ataque, tanto que a posse de bola diminuiu para 56%. Já o Sport, com a bola no pé, teve muita dificuldade para sair jogando, sobretudo após a entrada de Du Queiroz no lugar de Zé Lucas. Depois, Pepa ainda trocou todo o ataque – saíram Pablo, Barletta e Atencio e entraram Arthur Souza, Carlos Alberto e Lenny Lobato. A diferença gritou.
Chance perdida e castigo nos minutos finais
Mesmo dominado, o Sport ainda teve a chance de vencer aos 43 minutos, na única boa ação de um componente do trio reserva. Lobato conseguiu ir até a linha de fundo e tocou voltando para Du Queiroz, que, na linha da pequena área, chutou em cima de Fábio. O castigo veio alguns minutos depois, resultando na 5ª derrota do Sport em sete jogos no Brasileirão. É, de longe, a pior arrancada do clube na Série A na era dos pontos corridos.
O clube da Ilha do Retiro somou apenas 2 pontos dos 21 disputados. Isso corresponde a 9,5% de aproveitamento. Figurando na lanterna e com um desempenho já vexatório, o Sport é o único time que ainda não venceu na primeira divisão de 2025. Ainda que tenha escalado o time com a força máxima à disposição, já que o meia Sergio Oliveira foi vetado pelo DM, o técnico Pepa acabou desmanchando o time na reta final. Mais uma vez.
Atualização: poucos minutos após o jogo, o Sport comunicou a demissão de Pepa, cuja saída já deveria ter acontecido há algumas rodadas. Veremos o novo nome no comando técnico…
Escalação do Fluminense, 2 (melhores: Árias e Fábio)
Fábio; Samuel Xavier (Guga), Ignácio, Freytes e Fuentes; Martinelli (Lezcano), Hércules (Nonato) e Paulo Henrique Ganso (Lima); Canobbio (Serna), Jhon Arias e Everaldo. Técnico: Renato Gaúcho
Escalação do Sport, 1 (melhores: Caíque e Lucas Lima; piores: Du Queiroz e Rivera)
Caíque França; Hereda, João Silva, Chico e Igor Cariús (Dalbert); Christian Rivera, Zé Lucas (Du Queiroz) e Lucas Lima; Chrystian Barletta (Arthur Sousa), Rodrigo Atencio (Lenny Lobato) e Pablo (Carlos Alberto). Técnico: Pepa
Histórico geral de Fluminense x Sport
56 jogos (todos os mandos)
17 vitórias rubro-negras (30,3%)
15 empates (26,7%)
24 vitórias cariocas (42,8%)
Pela Série A: 45 jogos, com 13V do Sport, 12E e 20V do Flu
Leia mais sobre o assunto
A tabela do Sport na Série A do Brasileirão 2025; veja jogos e transmissões
Pesquisa de torcida da InfoMoney aponta Sport em 10º lugar no Brasil; confira
Estudo aponta o Sport como o 18º clube mais valioso do Brasil; veja o Top 40
Abaixo, assista ao segundo gol tricolor, que definiu a vitória carioca no Rio de Janeiro.
EVERAAAAAAAAALDOOOOOOOOOOOO! AOS 51 DO SEGUNDO TEMPO PRA VIRAAAAAAAR O JOGO! pic.twitter.com/pk0hsBFM01
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) May 3, 2025