O famoso meme do Homem-Aranha é bem aplicado neste caso. Imagem: Santa Cruz/divulgação.
“Sábado tem Santa Cruz em campo… contra o Santa Cruz (?)”
Foi assim que o Santa Cruz comunicou em suas redes sociais o confronto válido pela 3ª rodada da Série D de 2025, em 3 de maio. Na rota, o time pernambucano encara um homônimo de Natal, fundado em 1965. Além do nome idêntico (“Santa Cruz Futebol Clube”), a versão potiguar também é tricolor, com preto, branco e vermelho. A raiz é um tanto óbvia. Contudo, há uma diferença conceitual: o vermelho e o preto podem ficar juntos no escudo no Santa-RN, o que não é permitido na Cobra Coral, com a regra presente no estatuto.
Apesar da sede, o Santa de Natal vem jogando no Estádio Nazarenão, em Goianinha, a 59 km de distância da capital. Considerando toda a história do clube do Recife, com dados a partir de 1914, este será o 5.394º jogo do time principal, com o Santa Cruz de Natal sendo o 436º adversário diferente. Observando apenas “Santa Cruz x Santa Cruz”, este será o 6º jogo do time pernambucano, tendo que encarar o 4º homônimo diferente. Essa história é antiga.
Duas inspirações claras e dois homônimos
Num cenário pra lá de curioso, o Santa já encarou outro Santa do Rio Grande do Norte, também pela Série D. No caso, o jogo foi contra o “Sport Club Santa Cruz”, da cidade de… Santa Cruz. Acredite se quiser. Apesar disso, o jogo pelo Campeonato Brasileiro de 2011 não ocorreu no município a 116 km de Natal, mas em João Pessoa, na Paraíba. Visando a bilheteria, o clube potiguar levou a partida para o Almeidão, que recebeu 4.139 tricolores – uma rodada antes, o Alecrim, também do RN, fez o mesmo, com 16.022 tricolores presentes.
Vale dizer que o Santa Cruz de Santa Cruz também é tricolor, mas trocando o preto pelo verde. Antes desses jogos pela 4ª divisão, o clube do Arruda já havia feito três amistosos contra homônimos do interior, um deles contra um alviazulino de Sergipe, sendo o pioneiro em 1962, e dois contra o tricolor da Paraíba. No caso, o Santa Cruz de Santa Rita, bicampeão paraibano em 1995/1996. Naquela época, na qual ocorreram os jogos, o clube tinha um escudo praticamente igual à “matriz”. Recentemente, criou sua própria identidade visual.
Rivais viveram situações parecidas?
No Recife, a situação do Santa é mesmo peculiar. Muitos clubes até têm “Sport” no nome, como inclusive é o caso do Santa Cruz de Santa Cruz. Considerando só aqueles que usam “Sport” como nomenclatura principal, o Leão só jogou contra dois homônimos em amistosos, o último há quase 70 anos. Em 1936, venceu o Sport de Garanhuns por 2 x 1. Vinte anos depois, numa excursão ao Sudeste, o rubro-negro perdeu do Sport de Juiz de Fora por 2 x 1.
Já o Náutico nunca enfrentou o “Náutico”, mas a possibilidade existe, já que existe uma versão genérica em atividade no estado de Roraima. Também alvirrubro, o clube já foi até campeão roraimense, em 2013 e 2015, mas ainda não houve o confronto na Copa do Brasil, o meio mais provável. Saindo de Pernambuco, os grandes do futebol cearense, Ceará e Fortaleza, nunca enfrentaram homônimos. Já no futebol baiano isso é até comum, pois Bahia de Feira e Vitória de Vitória da Conquista disputam o campeonato estadual com certa regularidade. O primeiro já até campeão, em 2011, enquanto o segundo já foi vice, em 2015.
Santa Cruz versus variantes
1º) 01/01/1962: Santa Cruz 2 x 1 Santa Cruz de Estância-SE (amistoso; fora)
2º) 02/08/1994: Santa Cruz 4 x 0 Santa Cruz de Santa Rita-PB (amistoso; casa)
3º) 02/03/1996: Santa Cruz 2 x 3 Santa Cruz de Santa Rita-PB (amistoso; casa)
4º) 14/08/2011: Santa Cruz 1 x 0 Santa Cruz de Santa Cruz-RN (Série D; casa)
5º) 28/08/2011: Santa Cruz 0 x 0 Santa Cruz de Santa Cruz-RN (Série D; fora)
6º) 03/05/2025: Santa Cruz x Santa Cruz de Natal-RN (Série D; fora)
7º) 12/07/2025: Santa Cruz x Santa Cruz de Natal-RN (Série D; casa)
Scout: 3V do Santa-PE, 1E e 1V do Santa de outro estado
Leia mais sobre o assunto
Datafolha aponta 8 clubes do NE entre as 15 maiores torcidas da região; Tricolor em 10º
Estudo aponta o Santa Cruz como o 27º clube mais valioso do Brasil; veja o Top 40