Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

Castelão, Arena Pernambuco e Fonte Nova na Copa Feminina?

Castelão, Arena Pernambuco e Fonte Nova estão confirmados no próximo Mundial Feminino.

O Brasil foi eleito como país-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027 há basicamente um ano. Durante o 74º Congresso da Fifa, em 17 de maio de 2024, a candidatura brasileira superou a proposta europeia, que reunia Alemanha, Bélgica e Holanda, por 119 x 78 numa votação com os membros da entidade. Na ocasião, a CBF visava a utilização de dez cidades, todos presentes na Copa do Mundo Masculina de 2014 – excluindo apenas Arena das Dunas (em Natal) e Arena da Baixada (em Curitiba). Passado um ano, a lista acabou sendo reduzida.

Através de um vídeo com jogadores e artistas brasileiros, a Fifa oficializou as arenas selecionadas em 7 de maio de 2025, com oito sedes. Nesta atualização havia a expectativa sobre a confirmação de três cidades no Nordeste, em Fortaleza, Recife e Salvador. E as três capitais ficaram na lista definitiva. Desta vez, saíram Cuiabá (Arena Pantanal) e Manaus (Arena da Amazônia). Vale lembrar que o Relatório de Avaliação de Candidaturas, elaborado pela Fifa e com notas de 1 a 5, deu nota 4,0 ao Brasil. Já a proposta europeia recebeu 3,7.

Eis os textos no site da Fifa sobre as três cidades da região no Mundial Feminino:

Fortaleza: “Cidade litorânea, banhada pelo sol e onde o futebol encontra a praia, Fortaleza proporciona uma energia inesquecível para os torcedores, paisagens espetaculares e o espírito do carnaval”.

Recife: “Essa capital nordestina traz cores ousadas, o ritmo contagiante do frevo e a paixão inesgotável dos torcedores ― tudo com um deslumbrante cenário na costa do Atlântico”.

Salvador: “Com a sua cultura afrobrasileira, alegria e amor pelo futebol, Salvador é dona de um dos carnavais mais especiais do mundo e promete um ambiente repleto de ritmo, cores e orgulho”.

Oito jogo serão remanejados entre as oito sedes

Com cem páginas, o documento avaliou critérios como infraestrutura, serviços, aspectos comerciais, sustentabilidade e direitos humanos visando a competição, que terá 32 seleções e acontecerá no inverno, entre junho e julho de 2027. Ao todo, a 10ª edição do principal torneio de futebol feminino terá 64 partidas. O jogo de abertura e a decisão do título serão no Maracanã. Porém, o número de jogos em cada estádio precisará ser refeito.

De acordo com a ideia original, com dez estádios, a previsão era realizar 4 jogos em Cuiabá e 4 em Manaus. O remanejamento disso irá impactar em outros palcos – o que não aconteceu no anúncio. Pela candidatura oficial, seriam 7 partidas na Arena Pernambuco, 6 na Fonte Nova e 6 no Castelão. Exceção feita aos estádios do Rio de Janeiro e de São Paulo, com 97% da capacidade de público, os demais terão redução na quantidade de ingressos com o objetivo de baratear os custos – abaixo, veja a capacidade adaptada na Copa do Mundo.

A seguir, detalhes dos oito estádios selecionados para a Copa do Mundo de 2027. A capacidade reduzida das arenas, sendo algumas de maneira bem acentuada, visa a contenção de gastos.

Maracanã

Local: Rio de Janeiro (RJ)
Capacidade oficial: 73.139 lugares
Capacidade na Copa: 72.689 torcedores (99,3%)
* Receberá o jogo de abertura, em 24 de junho, e a final, em 25 de julho

Mané Garrincha

Local: Brasília (DF)
Capacidade oficial: 69.910 lugares
Capacidade na Copa: 44.099 torcedores (63,0%)

Mineirão

Local: Belo Horizonte (MG)
Capacidade oficial: 66.658 lugares
Capacidade na Copa: 27.653 torcedores (41,4%)

Castelão

Local: Fortaleza (CE)
Capacidade oficial: 57.876 lugares
Capacidade na Copa: 24.254 torcedores (41,9%)

Beira-Rio

Local: Porto Alegre (RS)
Capacidade oficial: 49.055 lugares
Capacidade na Copa: 27.754 torcedores (56,5%)

Fonte Nova

Local: Salvador (BA)
Capacidade oficial: 47.915 lugares
Capacidade na Copa: 38.733 torcedores (80,8%)

Neo Química Arena

Local: São Paulo (SP)
Capacidade oficial: 47.252 lugares
Capacidade na Copa: 46.156 torcedores (97,6%)

Arena Pernambuco

Local: São Lourenço da Mata (PE)
Capacidade oficial: 45.440 lugares
Capacidade na Copa: 22.286 torcedores (49,0%)

Sedes da Copa do Mundo Feminina (e as campeãs)

1991: China (1º Estados Unidos)
1995: Suécia (1º Noruega)
1999: Estados Unidos (1º Estados Unidos)
2003: Estados Unidos (1º Alemanha)
2007: China (1º Alemanha)
2011: Alemanha (1º Japão)
2015: Canadá (1º Estados Unidos)
2019: França (1º Estados Unidos)
2023: Austrália e Nova Zelândia (1º Espanha)
2027: Brasil

Leia mais sobre o assunto
Ranking Feminino de 2025 traz o Bahia em 14º lugar e doze clubes do Nordeste no Top 50


Compartilhe!